
A coleta de lixo em diversos bairros de Teresina tem gerado reclamações de moradores, que relatam a demora e até a ausência do serviço em algumas regiões da cidade. Moradores de pelo menos 12 bairros apontaram problemas com o acúmulo de resíduos nas ruas.
Entre os locais citados estão os bairros Vamos Ver o Sol, Parque Piauí, Residencial Torquato Neto, Planalto Ininga, Conjunto José Ribeiro, Angelim, Residencial Todos os Santos, Santa Isabel, Tancredo Neves, Centro, Mafuá e Lourival Parente.
ETURB responsabiliza consórcio
Em nota, a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) afirmou que está ciente dos problemas e que vem notificando o Consórcio Recicle/Aurora, responsável pela coleta domiciliar.
Segundo a Prefeitura de Teresina, além de falhas na execução do serviço, o consórcio chegou a desligar os GPS dos caminhões para mascarar a ausência da coleta em determinados bairros, o que a gestão classificou como uma prática “grave e inaceitável”.
Mudança de empresa
A ETURB informou também que já trabalha na substituição da empresa responsável pela limpeza urbana e que deve lançar um edital definitivo para regularizar o serviço.
“Além disso, por decisão judicial proferida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), foram derrubadas todas as liminares anteriormente concedidas em mandados de segurança, o que permite a continuidade do processo de dispensa e dos trâmites necessários para a nova contratação”, declarou a PMT.
A gestão municipal garantiu ainda que “não tolerará mais transtornos” e disse estar tomando as medidas cabíveis para assegurar a continuidade e a qualidade da coleta de lixo na capital.
Nota na íntegra
A ETURB – Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano informa que está ciente dos problemas na coleta domiciliar em diversos bairros da capital e reitera que vem notificando e cobrando insistentemente o Consórcio Recicle/Aurora, responsável pelo serviço, que há muito tempo vem causando transtornos à população de Teresina.
A Prefeitura de Teresina considera inaceitável a conduta do consórcio, que, além de não executar de forma adequada o trabalho de limpeza urbana, chegou a desligar os GPS dos caminhões para mascarar a ausência de coleta em determinados bairros. Esse tipo de prática é grave e não será tolerado.
A gestão municipal já trabalha na mudança da empresa responsável pela coleta domiciliar e na publicação de um edital definitivo para regularizar o serviço. Além disso, por decisão judicial proferida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), foram derrubadas todas as liminares anteriormente concedidas em mandados de segurança, o que permite a continuidade do processo de dispensa e dos trâmites necessários para a nova contratação.
A ETURB reforça seu compromisso com a população de Teresina e assegura que está tomando todas as medidas cabíveis para garantir a regularidade e a qualidade da limpeza pública da cidade.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!