19 de outubro de 2025

Filhote de onça-parda ameaçado de extinção é resgatado desnutrido em Nazaré do Piauí

O filhote foi capturado por moradores na zona rural do município. Desde então, aguardava o resgate pelo Ibama ou pela Polícia Ambiental.
Repórter
Publicado em 26/08/2025 10:32

Compartilhe:

Um filhote de onça-parda foi encontrado, no domingo (24), em Nazaré do Piauí, a 270 km de Teresina, em estado de desnutrição e muito debilitado. O animal foi encontrado pela estudante de biologia Dávylla Kayllanne.

O filhote foi capturado por moradores na zona rural do município. Desde então, aguardava o resgate pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pelo Batalhão de Polícia Ambiental.

A estudante relatou que soube da situação no sábado (24) à noite e, no domingo (25), foi até o local para verificar as condições do animal. “Vi que o animal estava bastante desnutrido, debilitado, raquítico mesmo”, contou ao Portal ClubeNews.

Dávylla passou a fazer contato com o Ibama e a Polícia Ambiental para acelerar o resgate. Ela descobriu, no entanto, que a comunicação entre os órgãos havia falhado.

“A Secretaria de Meio Ambiente de Nazaré do Piauí acionou a Polícia Militar do município, que repassou o caso para a PM de Floriano, mas a informação não chegou à Polícia Ambiental nem ao Ibama. Ontem, a Polícia Ambiental me mandou mensagem para saber o que estava acontecendo e foi só durante a tarde que consegui falar diretamente com o Ibama”, explicou.

Na tarde de segunda-feira (25), a estudante conseguiu falar diretamente com um veterinário do Ibama, que a autorizou a transportar o animal até Teresina. “Na manhã desta terça-feira, já estou aqui com ela no carro para levar para Teresina”, afirmou Dávylla.

O filhote de onça-parda (Puma concolor) será encaminhado para avaliação e cuidados veterinários. A espécie é considerada vulnerável e está ameaçada de extinção no Brasil.

Ao Portal ClubeNews, o veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, Fabiano Pessoa, relatou que a equipe do órgão só teve conhecimento do caso do animal na segunda-feira (25), quando Dávylla entrou em contato.

“No final da tarde de segunda, um professor da Universidade Federal entrou em contato conosco relatando o fato e, de imediato, já solicitamos o contato da aluna. Falamos com ela, que explicou a situação e confirmou que o animal estava vivo. O protocolo do Ibama determina que devemos primeiro entrar em contato com a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente dos municípios, para que eles possam recepcionar o animal e transportá-lo para o Ibama”, declarou.

Fabiano afirmou que, apenas em casos excepcionais, é autorizado o transporte por um cidadão comum. No caso do filhote de onça-parda, a Secretaria de Meio Ambiente de Nazaré do Piauí disponibilizou um transporte para que Dávylla levasse o animal em segurança para Teresina.

“A estudante é habilitada para manejo de mamíferos silvestres e a prefeitura do município providenciou um carro para trazer o animal para cá, considerando a gravidade do caso. Nós passamos a orientação de como conduzir o animal, a caixa de transporte adequada, para não haver riscos para o filhote. O animal chegou aqui no final da manhã, foi atendido pela nossa equipe, junto com uma equipe da Semarh e do Bioparque Zoobotânico. Está bem, mas com um quadro de desnutrição”, confirmou.

O veterinário relatou ainda que, por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, é feita uma consulta ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do governo federal, para definir qual o protocolo será adotado nesse caso.

“Consultamos o ICMBio para definir o protocolo futuro de reabilitação e soltura desse animal ou a destinação para alguma instituição habilitada e regulamentada que possa mantê-lo em cativeiro. Primeiro vamos tratá-lo, para poder se recuperar da desnutrição. Ele estava com característica de maus tratos, tinha um cambão com uma corda presa ao pescoço, que estava impossibilitando ele de caminhar, possivelmente uma atuação de caçadores”, concluiu.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias