15 de novembro de 2025

Quatro meses após morte de vereador de Parnaíba, suplente é assassinado em Teresina; veja quem assume vaga

Thiciano assumiu a cadeira na Câmara em abril deste ano, após a morte do ex-vereador Brunão (PL).
Atualizado em 28/08/2025 07:00

Compartilhe:

Os dois vereadores do PL mortos e a suplente Samara Correia (Foto: colagem Portal ClubeNews)

Cinco meses após a morte do vereador de Parnaíba Brunão (PL), em abril deste ano, o 1º suplente Thiciano Ribeiro foi assassinado a tiros, nesta quarta-feira (27), em Teresina-PI. Com isso, a advogada Samara Correia, conhecida como ‘Samara Estevão’, de 32 anos, deve assumir a cadeira do PL na Câmara Municipal.

A 2ª suplente é filha do líder comunitário Estevam Correia e recebeu 927 votos nas eleições municipais do ano passado. Em sua campanha eleitoral ela defendeu bandeiras como a saúde, infraestrutura e juventude. Ainda não foram divulgadas informações sobre a posse de Samara.

Thiciano era advogado e foi secretário de Transportes do Município antes de ingressar no Legislativo. Ele recebeu 986 votos no pleito de 2024 e foi morto juntamente com a companheira, a guarda civil municipal Penélope Brito, no Centro da capital.

Vereador e comandante da Guarda Civil de Parnaíba foram mortos em Teresina (Foto: Reprodução)

O suspeito de cometer o crime é o ex-companheiro da mulher, o também guarda civil Francisco Fernando, de 38 anos, que foi preso horas depois. A motivação seria a recusa do fim do relacionamento com Penélope, com quem ele tem um filho.

Francisco Fernando foi preso horas após o crime(Foto: Arquivo)

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI) emitiu uma nota de pesar e afirmou que o Sistema Estadual de Defesa de Prerrogativas está prestando assistência à família do parlamentar.

Confira a nota da OBA-PI:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento do advogado Thiciano Ribeiro da Cruz ocorrido em Teresina, fato que enluta toda a advocacia piauiense.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, o Presidente da OAB-PI estabeleceu diálogo direto com o Secretário de Segurança Pública do Estado, a fim de acompanhar as providências preliminares já em curso pelas autoridades competentes.

O Sistema Estadual de Defesa das Prerrogativas foi imediatamente acionado, garantindo acompanhamento institucional e suporte à família do colega neste momento de dor.

A OAB-PI reafirma sua missão de velar pela dignidade da advocacia e seguirá acompanhando de perto todas as apurações, exigindo que a investigação se desenvolva com celeridade e transparência, para que sejam identificadas as circunstâncias do crime e responsabilizados os autores.

À família, amigos e colegas de profissão, nossa solidariedade e respeito.

Leia Mais:

Casal veio a Teresina para aniversário da avó de vereador; suspeito do crime viajou horas depois

“Agradeço por estar vivo”, diz taxista ferido após assassinato de casal no Centro de Teresina

Prefeitura e Câmara de Parnaíba decretam luto de três dias por morte de vereador e guarda municipal

Casal veio a Teresina para aniversário da avó de vereador; suspeito do crime viajou horas depois


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: