
O proprietário de uma revendedora de veículos na Avenida Barão de Gurguéia, identificado como Josimar Barbosa de Sousa, foi preso durante a Operação Barão Vermelho, deflagrada pelo do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Maranhão. Mais três pessoas foram presas.
Segundo o coordenador do Gaeco Maranhão, Rafael Aragão, os quatro alvos presos são investigados pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro, agiotagem e receptação de cargas roubadas.
“Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão no Piauí Maranhão e Paraíba, além de três de interdição de pessoas jurídicas, com a suspensão de atividades das empresas, sendo uma distribuidora de medicamentos”, informou.
Além disso, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís, atendendo a pedidos do Gaeco, determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens relacionados aos delitos investigados, incluindo-se imóveis, veículos, embarcações e aeronaves de propriedade ou na posse dos representados, que são pessoas físicas e jurídicas.
“A justiça também determinou o bloqueio de todas as contas correntes, poupanças e aplicações financeiras dos envolvidos no valor de R$ 197.100.536,91. Bens dos envolvidos foram apreendidos na operação”, destacou.
Organização criminosa
Desde a primeira fase da operação, deflagrada no ano de 2023, o Gaeco se deparou com uma organização criminosa bem estruturada e com ações sofisticadas, principalmente no que tange ao esquema de lavagem de capitais. As ações delituosas incluem pessoas físicas e jurídicas que movimentaram quantias vultosas entre si, havendo ainda a ocorrência de saques bancários de quantias elevadas, situações que chamaram a atenção das autoridades.
A investigação apontou também que a organização, além de atuar com tráfico de drogas, opera com falsidade de documentos de veículos, receptação de cargas roubadas ou desviadas, receptação de ouro de origem ilícita e agiotagem, dentre outros.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
