28 de outubro de 2025

‘Alice deixou um legado: a segurança de todas as crianças nas escolas’, diz pai de menina morta após acidente em colégio

Os pais de Alice Brasil participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal sobre a segurança nas escolas da capital.
Gerente de Web
Publicado em 04/09/2025 11:04

Compartilhe:

“A partida da Alice não seja uma fatalidade, mas que seja um marco, ela deixou um legado: a segurança de todas as crianças nas escolas”, declarou o pai de Alice Brasil, de 4 anos, morta após ser atingida por uma penteadeira em um colégio particular de Teresina. Os pais da menina participaram, nesta quinta-feira (4), de uma audiência pública na Câmara Municipal sobre a segurança nas escolas públicas e privadas da capital.

A audiência foi convocada pelo presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel, atendendo o pedido do vereador Petrus Evelyn, autor do projeto de lei, intitulado Lei Alice, que propõe medidas para evitar acidentes nas unidades escolares.

“Nosso objetivo é debater a segurança das escolas. Aconteceu uma tragédia em uma escola particular de Teresina onde uma criança morreu. Existem indícios de negligência e muitas formas de evitar, e não foi evitado”, comentou o vereador Petrus.

Audiência sobre segurança nas escolas após morte de criança (Foto: Sthefany Prado/g1)

O pai da menina, o major do Exército Cláudio Sousa, declarou que a família propõe a criação da Lei Alice, no âmbito municipal e estadual, mas também a nível nacional para garantir a segurança das crianças nas escolas.

“A gente acredita que segurança não é mero luxo, mas dever, é obrigação. Todos os estabelecimentos de ensino reveja a sua estrutura, porque é muito fácil um estabelecimento de ensino pegar e postar que está fazendo melhorias e a família que foi destruída?”, disse o pai.

Audiência sobre segurança nas escolas após morte de criança (Foto: Sthefany Prado/g1)

Para os pais de Alice pediu que os Conselhos Escolares sejam mais rigorosos com relação a fiscalização e que as unidades escolares cumpram as exigências.

“A gente busca esta segurança, que a Alice infelizmente não teve oportunidade de ter, mas daqui para frente espero que mude”, declarou a mãe da menina, Dayana Brasil.

Representantes do Corpo de Bombeiros do Piauí, Secretaria Municipal de Segurança e Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) participaram da audiência.

O que se sabe sobre a morte de menina de 4 anos dentro de escola em Teresina?

A morte da pequena Alice Brasil, de 4 anos, gerou grande comoção. A menina faleceu dentro de uma escola particular localizada na zona Leste de Teresina, após a queda de uma penteadeira sobre ela. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

O Portal ClubeNews fez um levantamento para reunir os posicionamentos da família, do colégio e da polícia. Em entrevista à imprensa, a mãe de Alice afirmou que o colégio não prestou esclarecimentos sobre o ocorrido. Por outro lado, o CEV divulgou uma nota com sua versão dos fatos. A Polícia Civil investiga o caso.

LEIA MAIS:

Pais da menina morta dentro de escola prestam depoimento na delegacia: ‘queremos justiça, não é vingança’

Ministério da Educação acompanha caso de menina morta dentro de escola em Teresina

Missa de 7° dia de menina que morreu em colégio é marcada por forte comoção em Teresina

Presidente do CEV quer encontro com pais de criança que morreu em escola para pedir perdão

CEV Colégio conta detalhes do acidente que vitimou aluna de 4 anos dentro de escola; confira

Irmão gêmeo de menina que morreu em colégio de Teresina presenciou morte da irmã


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: