Vídeo: bombeiro civil reanima macaco após animal sofrer choque elétrico ao subir em poste

O animal é fêmea e estava grávida. Devido ao choque, perdeu os filhotes.

Um macaco sagui fêmea sofreu uma forte descarga elétrica ao subir em um poste, ficou sem sinais vitais e precisou ser reanimado por um bombeiro civil na cidade de Pedro II (PI).

Esta foi a primeira vez que um animal silvestre passou pelo processo de “Ressuscitação Cardiopulmonar” na região. O animal foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pedro II.

O bombeiro civil Renato Silva, do Corpo de Bombeiro Civil de Pedro II, relatou que o animal é fêmea e estava grávida. “Devido ao choque elétrico, deu à luz a dois filhotes antes do tempo; infelizmente, os filhotes nasceram mortos”.

O resgate aconteceu no dia 01 de fevereiro de 2024, na zona urbana do região do bairro Boa Esperança, mas o vídeo só foi divulgado ontem (05/02).

Bombeiro Civil Renato Silva reanima macaco após animal sofrer choque elétrico – Foto: arquivo pessoal

O RESGATE

Segundo relato do Corpo de Bombeiros, o animal subiu em um poste, triscou em algum cabo energizado e recebeu uma forte descarga elétrica. Após, ele sofreu uma queda, caiu ao chão e ficou desacordado.

Populares que presenciaram a cena percebeu o macaco agonizando e buscaram por socorro.  Um dos moradores conhecia um dos bombeiros da região e pediu por ajuda. O bombeiro civil Renato Silva, por sorte, estava pertinho da ocorrência e, imediatamente, foi ao local prestar o primeiro atendimento.

“Foi uma ocorrência de extrema emergência. Então, quem está por perto vai, não importa se está de serviço ou não. No momento da ocorrência, eu estava à paisana. Sobre um animal silvestre levar um choque elétrico, na nossa região, e precisar de uma ressuscitação, foi a primeira vez”, disse Renato Silva ao Portal ClubeNews.

Devido ao atendimento de primeiros-socorros, “o animal retornou com sinais vitais e, no dia seguinte, foi entregue ao órgão responsável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente Pedro II”.

BOMBEIRO CIVIL

A corporação reforça que o “bairro Boa Esperança, assim como vários outros bairros da cidade, são perto de área de mata, o que facilita esses animais silvestres irem para a zona urbana. Com o crescimento da cidade, a tendência é eles ficar cada mais próximo das casas”.

Em caso de aparecimento desses animais, a Secretaria do Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiro Civil de Pedro II ressaltam que os órgãos competentes precisam ser acionados para o resgate correto.

A Corporação de Bombeiro Civil em Pedro II atua na cidade prestando apoio à população e aos demais órgãos, como Secretaria do Meio Ambiente, Bombeiro e Polícia Militar. Renato Silva está há quase quatro anos prestando serviços à comunidade.

“Nós atuamos no apoio a vários órgãos, sempre que precisam. Por exemplo, a gente ajuda muito no combate aos incêndios florestais, busca e resgate de pessoas, busca e resgate de animais silvestres. Aqui na região a gente está muito presente”.

A corporação tem o comando do BC JSILVA e o subcomando BC JONAS desde o ano de 2018, quando começou os trabalhos no município e região.

Equipe da Secretaria Municipal de Pedro II ajuda na recuperação do animal – Foto: arquivo pessoal

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar