
A relação entre o sono, o humor e o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se mostrado cada vez mais importante na pesquisa científica. Um dos elementos que tem chamado atenção é a melatonina, um hormônio produzido pelo corpo que regula o ciclo de sono e vigília. Estudos indicam que crianças com TEA frequentemente apresentam níveis baixos de melatonina, o que pode contribuir para dificuldades de sono, irritabilidade e outros sintomas relacionados ao comportamento.
A melatonina atua no cérebro ajudando a estabelecer horários regulares de sono. Quando ela está em baixa, esse ritmo fica desregulado, prejudicando o descanso e podendo agravar problemas emocionais, de atenção e de comportamento. Além disso, há evidências de que a produção de melatonina pode estar relacionada a fatores genéticos, o que sugere que algumas crianças já nascem com uma predisposição a ter dificuldades nesse sistema.
A boa notícia é que o uso de suplementos de melatonina tem mostrado resultados positivos em melhorar o sono dessas crianças, auxiliando na redução da irritabilidade, ansiedade e outros comportamentos desafiadores. No entanto, é importante que o uso desse recurso seja sempre feito sob orientação médica, para garantir segurança e eficácia.
Pesquisas recentes demonstram que entender melhor a relação entre o sistema de melatonina e o autismo pode abrir novas possibilidades de tratamento. Novas estratégias podem envolver não só o uso de suplementos, mas também a compreensão dos fatores genéticos e biológicos que influenciam a produção desse hormônio. Assim, no futuro, poderemos oferecer apoio mais eficaz às crianças e às famílias, promovendo um melhor desenvolvimento e qualidade de vida para quem vive com TEA.
Referência:
Wu, Z., Huang, S., Zou, J., Wang, Q., Naveed, M., Bao, H., Wang, W., Fukunaga, K., & Han, F. (2020). Autism spectrum disorder: Disturbance of the melatonin system and its implications. Biomedicine & Pharmacotherapy, 130, 110496.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
