Uma bomba de 3,2 kg criada por um estabelecimento de Teresina tem chamado atenção pelo tamanho e pelo desafio que impõe aos clientes: comer toda a iguaria em apenas 30 minutos, em grupo de até três pessoas. A versão gigante do salgado mede cerca de 20 cm de diâmetro e atrai curiosos interessados em provar a receita.
O prato ganhou destaque em 2023, quando o youtuber Ricardo Corbucci visitou Teresina e encarou o desafio de comer “a maior bomba da cidade”. O vídeo viralizou e deu projeção nacional à iguaria. No ano seguinte, o empório levou a versão gigante para o Festival da Bomba do Mafuá, realizado na capital.

Com o sucesso, o empório passou a comercializar a bomba gigante. De acordo com a gerente Júlia Oliveira, o salgado custa R$ 280. Uma vez por semana, o estabelecimento promove o “Desafio da Bomba”, no qual um grupo de até três pessoas tem a missão de devorar o prato em 30 minutos. Os vencedores ganham como prêmio a isenção do pagamento.

“A bomba é um produto único daqui, de Teresina. Quando a gente traz isso do gigante, a gente traz como uma brincadeira, é algo engraçado e que também exige muita técnica. Você fazer um produto em proporções maiores é algo difícil. Então, quem faz a bomba gigante é alguém que tem muita experiência e sabe fazer o produto”, frisou a gerente.
Criadora da bomba gigante
Por trás da bomba gigante existem mãos experientes e habilidosas, que preparam o prato com dedicação. Célia Fernandes trabalha no local há seis anos, mas tem 10 décadas de experiência na produção de salgados.

A profissional dedica cerca de três horas ao preparo, que envolve a massa, o recheio e a finalização da fritura. A bomba de mais de 3 kg é composta metade por massa e metade por um recheio farto de queijo e presunto.
Há dois anos, Célia aceitou o desafio e se tornou a responsável por produzir a maior bomba de Teresina, aproveitando a oportunidade para aprimorar seu trabalho.

“Na época [da visita do Corbucci], minha gerente pediu para eu fazer três bombas: uma de pepperoni, uma mista e uma de calabresa, mas ela queria de 4 kg. Eu disse ‘Eu vou tentar’. Aí eu fiz essas três bombas. Graças a Deus, deu certo para produzir, deu certo para assar também. A dificuldade maior não é na hora de fazer, é de assar. Eu fiz as bombas e deu certo esse desafio”, pontuou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
