
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) implantou 190 unidades do Instituto de Cidadania Digital Felix Pacheco em 150 municípios do Piauí. Por meio do link, é possível consultar o endereço de cada ponto ou realizar a busca pela unidade desejada. Clique aqui!
Essas unidades funcionam como centros de acesso a serviços públicos diversos, priorizando a inclusão social, a diminuição da burocracia e a valorização do atendimento local.
A descentralização do serviço amplia a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adota o CPF como identificador único, oferecendo mais segurança, modernização e integração de dados em nível nacional. A emissão da primeira via é gratuita, assim como a troca do documento antigo pelo novo.
O documento pode ser solicitado na sede do Instituto de Cidadania Digital e nas Unidades de Serviços Digitais localizadas na capital e no interior do estado. Para viagens internacionais que exigem passaporte, a CIN não o substitui. Ele é reconhecido em todo o território nacional e nos países do Mercosul.
Desde o dia 16 de setembro de 2025, os piauienses, a partir de uma determinação do Governo do Piauí, não precisarão mais apresentar uma certidão de nascimento ou casamento atualizada para emitir a nova CNI.
Documentação Necessária
Certidão de Nascimento ou Casamento, com selo de verificação e número de matrícula
Comprovante de Residência
CPF
Documentos adicionais (opcionais) que podem ser incluídos na nova CIN
NIT/PIS/PASEP
CNH
Título de Eleitor
Tipo sanguíneo (com comprovação laboratorial)
Carteira Profissional
Certificado de Reservista
Cartão do SUS
Laudo médico para pessoas com deficiência
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!