12 de novembro de 2025

Prefeito diz que 80% dos enxames poderão ser dizimados pela falta de chuva em Paulistana

Os apicultores, de acordo com o prefeito, estão apreensivos quanto à situação.
Atualizado em 22/09/2025 13:20

Compartilhe:

Osvaldo da Abelha Branca, prefeito de Paulistana (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O prefeito de Paulistana (PI), Osvaldo da Abelha Branca (MDB), afirmou que os apicultores do município preveem uma possível redução de 80% no tamanho dos enxames de abelhas. Ele relata que a diminuição pode ser provocada pela escassez de chuvas, com risco de impactar diretamente na produção de mel.

A florada das árvores está ligada diretamente à regularidade do período chuvoso. Em 2025, segundo Osvaldo da Abelha, o município registrou somente 100 ml de chuva. Os apicultores, de acordo com o prefeito, estão apreensivos quanto à situação.

“O impacto é gigantesco. Não tivemos um período de floração normal no período da chuva, quando as abelhas captam o mel e o pólen que é a alimentação que elas se sustentam. Com esse longo período sem floração, sem a polinização, cerca de 80% dos enxames serão dizimados por conta da falta de floração”, disse.

Além da problemática relacionada à produção de mel, Osvaldo da Abelha afirmou que o consumo de água humano também está prejudicado, já que os carros-pipas disponibilizados pelo Exército Brasileiro não dão conta da demanda.

“A Prefeitura tem trabalhado naquilo que pode na questão de manutenções de poços artesianos, mas temos um outro agravante, que são as águas salobras e com produtos minerais impróprios para o consumo humano. Fica cada vez mais difícil o acesso à água”, declarou.

LEIA TAMBÉM:

Municípios do Piauí afetados pela seca deverão solicitar ajuda por meio de formulário


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: