25 de setembro de 2025

“Fiz um apelo para que não aprovem as mudanças no IPTU”, diz João Pereira

A estimativa é que cerca de 150 imóveis sejam impactados com o reajuste.
Repórter
Publicado há 21 horas

Compartilhe:

João Pereira (Foto: Jonas Carvalho)

O vereador João Pereira (PT) defendeu a rejeição da proposta da Prefeitura de Teresina de reajustar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de 2026. A proposta está em tramitação na Câmara Municipal.

A proposta da Prefeitura é conceder um aumento progressivo do IPTU até 2030, chegando a um reajuste total de 33,76%. Para o vereador, não é o momento de aumentar a cobrança e sugeriu que o Município foque na normalização dos serviços à população.

“Eu fiz um apelo na tribuna para que os demais colegas no aprovem essa mudança no IPTU. Eu acho que por tudo que nós estamos vivenciando, não caberia um reajuste agora”, declarou o parlamentar em entrevista ao Portal ClubeNews, nesta quarta-feira (24).

A estimativa é que cerca de 150 imóveis sejam impactados com o reajuste. Para outros 50 mil imóveis, o percentual de cobrança será reduzido.

O valor do IPTU é calculado com base na Planta de Valores Genéricos (PVG). A matéria foi aprovada em 2024, mas só foi publicada em 2025. A Prefeitura de Teresina encaminhou um projeto à Câmara Municipal para modular os efeitos da atualização.

“Isso é inadmissível. É um aumento gigantesco por mais que queiram dizer que vão só normatizar o que foi aprovado na gestão passada. O parlamento é a casa de correção daquilo que o povo não concorda”, concluiu.

A proposta será debatida nesta quarta-feira (24) em audiência pública na Câmara Municipal antes de iniciar a análise pelas comissões técnicas.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: