29 de dezembro de 2025

Prefeito anuncia ferramenta para denúncia de descarte irregular de lixo em Teresina; saiba como ter acesso

O número de câmeras voltadas ao Lixo Zero vai aumentar de 6 para 40.
Repórter
Atualizado em 26/09/2025 15:26

Compartilhe:

Lixo em via pública (Foto: TV Clube)

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), lançou nesta sexta-feira (26) um novo canal para denúncias de descarte irregular de lixo. A iniciativa reforça o programa Lixo Zero e busca facilitar o contato da população com a Prefeitura, agilizando a solução desses casos.

O número (86) 99402-3074 será integrado à plataforma Teresina ON, gerenciada pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater).

Silvio Mendes (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

“Vamos colocar um telefone para ser usado pela população para indicar onde há acúmulo de lixo, em qualquer lugar da cidade. Isso facilita o trabalho do Vicente e da Eturb em dar uma resposta rápida”, disse o prefeito Sílvio Mendes.

O programa Lixo Zero, coordenado pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos. A fiscalização é realizada por meio de visitas presenciais e pelo uso de câmeras de monitoramento.

A Prefeitura decidiu integrar o sistema de câmeras da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) ao programa. Os equipamentos, que já registram infrações de trânsito em pontos estratégicos, também passarão a identificar casos de descarte irregular de lixo.

Com a mudança, a Eturb passa a operar dentro do Centro de Controle Operacional da Strans. O número de câmeras voltadas ao Lixo Zero vai aumentar de 6 para 40, com previsão de novas integrações nos próximos meses, segundo a Prefeitura.

Leia mais:

Veja os novos horários da coleta de lixo por bairros em Teresina


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: