21 de novembro de 2025

Filhote de onça-parda resgatado no Piauí ganha peso e se recupera após um mês de tratamento

O animal chegou com apenas 4 kg, desnutrido, desidratado e com uma corda apertada no pescoço.
Atualizado em 29/09/2025 09:15

Compartilhe:

Antes e depois da oncinha (Foto: Semarh)

Uma onça-parda filhote resgatada em Nazaré do Piauí apresentou melhora significativa após um mês de cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Teresina. O animal chegou ao local em 26 de agosto, com apenas quatro quilos, desnutrido, desidratado e com uma corda apertada no pescoço.

A onça, com cerca de cinco meses, foi encontrada por um morador na localidade Rodeador. Ela estava com anemia, infestada por parasitas e tinha dificuldade para se mover. O estado de saúde era considerado grave.

A equipe do Cetas iniciou o tratamento com medicamentos, hidratação e alimentação especial. A onça foi mantida em um espaço adequado e monitorada de forma contínua. Após um mês, ela já pesa 10 kg e está ativa.

“Ela chegou muito debilitada, em estado crítico. Nosso foco foi garantir hidratação, suplementação nutricional e reduzir o estresse. Hoje, vemos uma oncinha mais forte, ganhando peso e mantendo características selvagens, o que é fundamental para o futuro processo de reabilitação”, disse a médica veterinária Rita de Cássia.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que o próximo passo será transferir a onça para um espaço maior, onde ela poderá se movimentar melhor e se preparar para voltar à natureza.

Mais de 70 animais estão em reabilitação no Cetas, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Só neste ano, mais de 100 já foram devolvidos à natureza.

Onça durante o tratamento (Foto: Semarh)

Veja também:

Corujas resgatadas ainda filhotes em Teresina passam por treinamento para voltar à natureza

Mais de 70 animais resgatados no Piauí estão em treinamento para retornar à natureza


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: