
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 12 papagaios e dois galos-de-campina que estavam em gaiolas expostas em um restaurante às margens da BR-316, no município de Dom Expedito Lopes (PI). A ação aconteceu após denúncia anônima recebida nesta quinta-feira (2).
“Logo na entrada do estabelecimento já estavam expostas gaiolas com os animais, inclusive 10 filhotes recém-nascidos que exigem cuidados extremos”, explicou o delegado da PRF em Picos, Eduardo Sinimbu.
Durante o retorno à delegacia, os policiais também apreenderam uma carga de madeira irregular, composta por estacas de sabiá, no município de Picos. “Foi constatado que a carga não tinha a documentação exigida para o transporte”, completou.
O responsável pelo comércio assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deverá responder na Justiça. Já o motorista que transportava a madeira também foi autuado.
“A princípio, o dono do estabelecimento alegou que criava os animais por gostar deles. Porém, é ilegal manter espécies silvestres sem autorização. Esses animais precisam permanecer na natureza, que é o habitat adequado para eles”, afirmou Sinimbu.
Os animais foram encaminhados aos órgãos ambientais competentes para receber os cuidados necessários.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!