4 de outubro de 2025

A um ano das eleições 2026, disputa pelo Governo do Piauí tem quatro pré-candidatos e cenário é incerto

No próximo pleito, os eleitores em todo o Brasil vão às urnas para escolher seus próximos deputados estadual e federal, dois senadores, governador e presidente da República.
Repórter
Publicado há 7 horas

Compartilhe:

Pré-candidatos ao Governo do Piauí (Foto: ClubeNews)

A um ano das eleições gerais, que acontecem em 4 de outubro de 2026, o cenário político no Piauí ainda é incerto para a corrida ao comando do Governo do Estado. A contagem regressiva iniciou neste sábado (4), tendo até o momento quatro nomes que dividem o páreo da disputa pelo comando do Palácio de Karnak.

No próximo pleito, os eleitores em todo o Brasil vão às urnas para escolher seus próximos deputados estadual e federal, dois senadores, governador e presidente da República. Nas eleições municipais de 2024, no Piauí, 2.698.764 de eleitores estavam aptos a votar.

Reeleição em jogo

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), deve disputar a reeleição. Eleito no primeiro turno em 2022, o petista conquistou 56,55% dos votos. Seu principal adversário, Silvio Mendes (União Brasil), teve 42,17% dos votos válidos.

Ele foi o sucessor de Wellington Dias (PT), atual ministro do Desenvolvimento Social (MDS), que governou o Piauí por quatro mandatos. Rafael Fonteles herdou amplo apoio dos deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), sendo 25 parlamentares da base contra 5 deputados da oposição.

Rafael Tajra Fonteles é bacharel em Matemática e mestre em Economia Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/RJ). Foi Secretário de Fazenda (Sefaz) na gestão de Wellington Dias.

Única mulher na disputa

A ex-deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) é pré-candidata ao Governo do Piauí e, até o momento, a única mulher a disputar o cargo ao Executivo Estadual em 2026. Atualmente, a ex-parlamentar é diretora de Administração e Finanças do Sebrae.

Margarete Coelho foi deputada estadual entre 2011 e 2014 e vice-governadora do Piauí entre 2015 e 2018, na época em que Wellington Dias era governador. No período, Progressistas e PT eram aliados e faziam parte do mesmo campo político no Piauí. Em 2022, a ex-deputada tentou renovar o mandato na Câmara, mas não obteve sucesso.

Margarete de Castro Coelho é advogada e especialista em direito eleitoral, constitucional e processual. Nascida em São Raimundo Nonato (PI), foi a primeira mulher a se tornar vice-governadora no seu estado.

Mainha e Toni Rodrigues

O ex-deputado federal Mainha (sem partido) busca viabilizar seu nome no páreo das eleições de 2026. Anteriormente, o ex-parlamentar estava filiado ao PL, que resolveu lançar duas pré-candidaturas simultâneas. A situação provocou a saída de Mainha.

José de Andrade Maia Filho foi deputado federal do Piauí por três mandatos e já exerceu o cargo de superintendente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico na gestão do governador Rafael Fonteles.

O jornalista Toni Rodrigues foi o segundo nome lançado pelo Partido Liberal para 2026. Ele conta com o apoio do presidente estadual do partido, o empresário Thiago Junqueira, e da cúpula interna da legenda.

Toni Rodrigues é servidor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e atua como jornalista, radialista e escritor.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: