
O governador Rafael Fonteles (PT-PI) se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para maior agilidade na liberação de recursos para o enfrentamento à estiagem no Piauí. O encontro aconteceu em Brasília, na tarde de quarta-feira (8).
Entre os projetos discutidos, o governador citou obras hídricas prioritárias, como a adutora de Jaicós – que está em processo de licitação – e a adutora da Serra da Capivara, que levará água da Barragem do Jenipapo, localizada em São João do Piauí, até São Raimundo Nonato. O projeto deverá ser financiado pelo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).
“Em relação aos perímetros irrigados, precisamos desatar alguns nós políticos para finalmente fazer a licitação da PPP (Parceria Público-Privada) dos tabuleiros litorâneos e dos platôs de Guadalupe, que esperam há décadas pela sua conclusão definitiva”, pontuou o governador.
Seca prolongada
Outro ponto abordado foi a necessidade de agilizar a liberação de recursos para o enfrentamento à estiagem, que atingiu o Piauí com mais intensidade neste ano. No dia 1º de outubro, o Governo do Estado decretou situação de emergência em 119 municípios piauienses devido à seca.
“Solicitamos agilidade na liberação de recursos para enfrentamento à estiagem. Alguns dos municípios do Piauí cumprindo os requisitos, assim como o estado do Piauí, para pleitear recursos emergenciais para o enfrentamento da estiagem, que foi este ano mais severa do que os últimos anos e merece uma atenção dos Governos Estadual e Federal”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
Governador prorroga decreto de emergência pela seca; Águas do Piauí vai perfurar mais 63 poços
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!