
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, afirmou que ao menos 88 cidades do Piauí receberão os kits da TV digital terrestre para ter acesso novamente ao sinal de televisão aberta. O sinal analógico de televisão foi desligado no Piauí no dia 31 de dezembro de 2023.
A transição para o sistema digital, no estado, iniciou em maio de 2018 com o desligamento do sinal analógico da capital Teresina (PI) e outras cinco cidades piauienses. Na cidade de Floriano, no sul do estado, 3 mil kits – contendo conversor e antena UHF – foram entregues gratuitamente à população.
“Nesta nova fase do programa, que é o Brasil Antenado, vai impactar em cerca de 660 mil famílias. Para o estado do Piauí, são 88. O que aconteceu em Floriano, com a distribuição de 3 mil kits, é a demonstração do sucesso do programa pela importância da TV aberta no Brasil”, disse o ministro, na manhã desta sexta-feira (17), em entrevista à TV Clube.
O equipamento vai permitir que quem tem TV de tubo consiga assistir televisão de novo a partir da instalação do kit. Na cidade de Floriano, os telespectadores têm acesso à transmissão da Rede Clube em HD por meio da TV Alvorada canal 6.1. Em Teresina, o usuário pode acessar o canal 4.1.
Frederico de Siqueira reforçou que o equipamento é gratuito e a população também pode ter acesso por meio do site do programa Brasil Antenado. Por meio do sistema é feito o agendamento da visita de técnicos, que também farão a instalação do kit gratuitamente.
“Esse é um projeto em parceria com a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e a TV Clube. A ideia é que a gente possa distribuir o quanto antes para Floriano e a região por entender a demanda existente”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como ter acesso ao sinal digital da TV Globo
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!