
O atual secretário de Articulação Institucional de Teresina, Victor Linhares, admitiu a possibilidade de deixar a pasta para dar lugar ao deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas-PI). A estratégia ainda não foi concretizada e precisa do aval do prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil).
O licenciamento de Júlio Arcoverde da Câmara dos Deputados vai permitir a convocação do primeiro suplente do Progressistas, Elmano Férrer. Durante entrevista à imprensa, Victor Linhares disse estar “aguardando o comando” para trocar de lugar com o correligionário.
“A gente está aguardando essa tratativa. Existe sim a possibilidade até porque existe a possibilidade do Elmano assumir lá em Brasília. Estamos aguardando esse comando e a partir daí vamos ver o que vai acontecer”, confirmou.
O Portal ClubeNews adiantou, no mês de julho, a possibilidade de mudança na bancada do Piauí no Congresso Nacional. Na época, Arcoverde comentou que o mandato temporário concedido a Elmano serviria como forma de homenagem ao político, que não deve concorrer às eleições em 2026.
“O que motivou foi uma homenagem que quero fazer, como parlamentar e como partido, a uma pessoa que foi muito relevante na política piauiense. Ele foi muito importante quando foi senador da República, prefeito e vice-prefeito. Eu estou vendo uma forma de fazer uma homenagem ao Elmano. Infelizmente, ele não quer mais ser candidato”, explicou Arcoverde.
Biografia
Elmano Férrer de Almeida tem 82 anos e é natural de Lavras da Mangabeira, no estado do Ceará. Tem formação em Engenharia Agrônoma, pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), e Direito, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Iniciou a carreira política em Teresina sendo vice-prefeito da capital piauiense entre 2005 e 2010, na chapa encabeçada pelo então prefeito da cidade, Silvio Mendes (União Brasil). Elmano Férrer assumiu o mandato titular quando Silvio Mendes renunciou ao cargo para disputar o Governo do Piauí.
Em 2012, Elmano Férrer tentou ser reeleito para o cargo de prefeito, mas foi derrotado pelo ex-gestor da capital, Firmino Filho. Em 2014, Elmano Férrer venceu a corrida ao Senado Federal, cumprindo mandato até 2022.
Em 2018, concorreu ao Governo do Piauí, mas ficou em 5° lugar, conquistando apenas 1,28% dos votos. Nas eleições de 2024, o ex-parlamentar voltou à disputa eleitoral para tentar uma vaga na Câmara de Teresina. Ele ficou na terceira suplência do Progressistas e não foi eleito.
LEIA TAMBÉM:
Júlio Arcoverde pode assumir secretaria para convocação de Elmano Férrer
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!