Internado há mais de duas semanas no Hospital Universitário (HU) da UFPI, o aposentado Antônio de Pádua Silva, de 62 anos, reencontrou sua gata de estimação, Maria Sofia. A visita, autorizada pela equipe multiprofissional, emocionou familiares e profissionais e integra as ações de humanização e cuidados paliativos promovidas pela instituição.
O paciente, com diagnóstico recente de tumor cerebral, passou por cirurgia no dia 24. Ele também sofreu dois acidentes vasculares cerebrais, em maio e julho.
“Era essa moça aqui (gata Sofia) que eu queria reencontrar. Ela mora no fundo do meu coração. Estou há tempos internado e a saudade é grande. Acho que todo lar precisa de um animal de estimação, nunca vi um lugar feliz sem um bichinho”, disse Antônio.
A assistente social do HU-UFPI, Odailma Aragão, lembra que, durante acolhimento à beira do leito, o paciente falou sobre a gata Sofia. “Entendi que era a gatinha de estimação dele e percebi a emoção dele ao falar dela, muitas vezes a chamando de bebê, de neném, de diversos adjetivos carinhosos”, disse.
Com o suporte das equipes de psicologia, enfermagem e assistência social, a visita da gata foi planejada com cuidado, assegurando bem-estar e segurança para ambos. “A Sofia chegou tranquila, sem nenhum estranhamento, e ficou aconchegada no colo do seu Antônio. Segundo a filha, ela passou vários dias miando em casa, sentindo falta dele”, conta Odailma.
Na última segunda-feira (27), o paciente foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva para a enfermaria do HU-UFPI e se recupera bem após a cirurgia.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
