A inconstância na coleta de lixo em Teresina tem provocado transtornos à população em diversos bairros da cidade. Moradores relataram à TV Clube que após a mudança no cronograma oficial da prestação do serviço pela Prefeitura, o caminhão do lixo não cumpre mais os dias certos para passar nas ruas.
O advogado Nestor Rodrigues, que mora no Mocambinho, zona Norte da capital, teve que encontrar maneiras de armazenar o lixo em casa devido à incerteza da frequência da coleta. Ele passou a congelar restos de carne para evitar que o mau cheiro tome conta da residência.

“Tem dias que a gente acha que vai passar [o caminhão] e não passa. Se a gente coloca o lixo na rua e não passa, fica aquele problema de mau cheiro, de tudo que acontece quando a sujeira fica na rua. A gente coloca dentro de um saco e põe na geladeira para quando o carro de lixo passar, a gente levar para fora. Só que isso só resolvia quando o carro passava, quando ele não passa não adianta porque depois que coloca na rua não vai colocar na geladeira novamente”, explicou.
Já no bairro Parque Poti, zona Sudeste de Teresina, os moradores destacaram que a atividade deveria ser realizada às terças, quintas e sábados, conforme divulgado pelo poder público, mas a última vez que o caminhão passou pelas ruas da região foi no dia 25 de outubro, quase uma semana atrás.
O ténico em eletrotécnica Francisco França pontuou que o lixo acumulado tem provado muitos transtornos. “É um risco à saúde pública. Imagina aí quatro dias de lixo acumulado nas ruas, é muito lixo”, reclamou.
O outro lado
A TV Clube procurou a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), responsável pelo serviço. O presidente da instituição, Vicente Moreira, informou que os atrasos são causados por falhas nos veículos e rotas sobrecarregadas.
“Está sendo muito recorrente a quantidade de carros quebrados. Então, nós exigimos que eles trouxessem carros melhores, mais novos para que isso não aconteça. O principal fiscal dos serviços da Prefeitura é a população. Então, onde tiver problema, pode relatar, que a nossa função aqui é exigir que os serviços sejam prestados adequadamente.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
