13 de novembro de 2025

Candidatos de Teresina avaliam prova do Enem 2025 e destacam tema da redação sobre idosos

Candidatos que deixaram os locais de prova mais cedo, em Teresina, disseram que a prova estava mais fácil que a do ano passado.
Atualizado há 3 dias

Compartilhe:

Candidatos que deixaram os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 mais cedo, neste domingo (9), em Teresina, disseram que a prova estava mais fácil que a do ano passado.

Estudantes consideraram o tema da redação “interessante” e “atual”. Neste ano, o assunto foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, que abordou desafios e políticas para a população idosa.

Os portões fecharam às 13h e as provas começaram às 13h30. A saída foi liberada às 15h30, sem levar o caderno. Só quem sai depois das 18h30 pode levar a prova.

“Achei a redação mais ou menos, mas a prova estava mais legal”, disse Ayrton César, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio.

Ele contou que o tema da redação o surpreendeu e avaliou que as questões estavam mais fáceis que no ano passado. “As duas últimas, de Linguagens, estavam mais complicadas. Tinha mais texto. Já fiz outras vezes, mas agora é pra valer”, afirmou. Ayrton quer cursar Engenharia Civil ou Gastronomia.

Ana Célia, do último ano do ensino médio, achou as questões fáceis. “A de português era mais interpretação de texto. A redação foi sobre os idosos. Falei sobre a demora no SUS e na aposentadoria, e sobre os idosos que continuam trabalhando mesmo doentes. Gostei bastante do tema”, disse.

Ariel Cauan, 17 anos, aluno do 2º ano e treineiro, disse que a prova estava equilibrada. “O tema da redação foi razoável. Tinha questões fáceis e outras difíceis. As de Linguagens são mais textos, mais interpretação”, afirmou.

Isabelle Dias fez o Enem pela primeira vez como treineira e achou as questões de Linguagens mais difíceis. “Achei o tema da redação legal. Algumas questões estavam difíceis, principalmente de Linguagens, porque é muito texto e às vezes a gente se confunde. Pretendo cursar Direito, talvez Jornalismo ou Educação Física”, disse.

Neste domingo, os candidatos fizeram provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. No próximo domingo (16), será a vez de Matemática e Ciências da Natureza.

“FIZ CORRENDO”

O empreendedor Anísio Araújo, de 38 anos, foi o segundo participante a deixar o Instituto Federal do Piauí (IFPI), no Centro de Teresina, neste domingo (9), primeiro dia de aplicação do Enem 2025.

Ele saiu às 15h35, apenas cinco minutos após o horário permitido para deixar o local. O motivo da pressa: um voo marcado para as 16h com destino a outro estado.

LEIA MAIS:

Candidatos de Teresina recebem massagem gratuita antes do Enem: “estou bastante nervosa”

Portões fechados: correria no último minuto antes do Enem 2025 em Teresina

“O médico liberou para fazer o Enem”, diz jovem de muletas e com perna imobilizada após acidente

Candidata de 65 anos diz que sonha cursar Espanhol ou Geografia: “perdi as contas de quantas vezes fiz o Enem”

Treineiros: primas fazem o Enem pela primeira vez e ficam no mesmo local de prova

Candidato de 68 anos revela que foi aprovado em 10 concursos e compartilha segredo para aprovação

Portões fechados: correria no último minuto antes do Enem 2025 em Teresina


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: