O empreendedor Anísio Araújo, de 38 anos, foi o segundo participante a deixar o Instituto Federal do Piauí (IFPI), no Centro de Teresina, neste domingo (9), primeiro dia de aplicação do Enem 2025. Ele saiu às 15h35, apenas cinco minutos após o horário permitido para deixar o local. O motivo da pressa: um voo marcado para as 16h com destino a outro estado.
“Agora vou correr para o aeroporto. Fiz a prova um pouquinho apressado, mas seja o que Deus quiser”, disse, sorrindo, ao deixar o portão.
Essa foi a primeira vez que Anísio participou do exame. Ele contou que pretende cursar Agronomia, motivado pelo desejo de entender melhor o funcionamento do sítio da família. “Gosto muito de lidar com a terra. Isso vem do meu pai, está nas nossas origens”, afirmou.
Durante o ano, o empreendedor dividiu o tempo entre o trabalho e os estudos, e revelou que até as tarefas dos filhos, que estão no ensino fundamental, ajudaram na preparação. Ele acredita que os conhecimentos gerais e do dia a dia também foram importantes para resolver as questões da prova.
Sobre a redação, que teve como tema as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira, Anísio afirmou não ter tido dificuldades para desenvolver o texto. Ele propôs como solução políticas públicas que incentivem os idosos a permanecerem ativos no mercado de trabalho, em funções mais leves e com carga horária reduzida.
“A estagnação é o que faz muitos idosos adoecerem mais. O trabalho, de forma equilibrada, pode ajudar a manter o corpo e a mente saudáveis”, concluiu.
LEIA MAIS:
Candidatos de Teresina recebem massagem gratuita antes do Enem: “estou bastante nervosa”
Portões fechados: correria no último minuto antes do Enem 2025 em Teresina
“O médico liberou para fazer o Enem”, diz jovem de muletas e com perna imobilizada após acidente
Treineiros: primas fazem o Enem pela primeira vez e ficam no mesmo local de prova
Candidato de 68 anos revela que foi aprovado em 10 concursos e compartilha segredo para aprovação
Portões fechados: correria no último minuto antes do Enem 2025 em Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
