O estudante Igor Gudrian Sousa Santos, de 18 anos, protagonizou um dos momentos mais agoniantes de sua vida no último domingo (9), quando se atrasou para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Teresina. Um vídeo registrado pelo Portal ClubeNews mostrou a chegada do rapaz, nos últimos segundos antes de o portão ser fechado.
O jovem é estudante do 3º ano do Ensino Médio e pretende estudar designer de games. Ele contou à nossa equipe que o atraso deve-se a uma confusão quanto ao local de prova. Ele foi deixado pelos pais cerca de 30 minutos adiantado na instituição de ensino onde iria realizar a prova, mas no prédio errado.

Antes de entrar na sala, o candidato foi alertado pelo fiscal de que seu nome não estava na lista. Iniciou-se então uma correria, que contou com a ajuda de um motorista desconhecido. Ao ver o desespero de Igor, o homem ofereceu carona para levá-lo ao local certo, que chegou a tempo de fazer a prova.
“Quando deu 12h58, ele [fiscal] me orientou que eu estava na universidade errada. Quando eu percebi, fiquei logo agoniado, apressado. Quando eu estava no meio do caminho para o outro prédio, que são próximos, um cara me ofereceu carona e, em menos de um minuto, eu cheguei lá. Quando a gente chegou na porta do colégio, eu não conseguia abrir a porta por conta do nervosismo. Aí, veio um cara, abriu a porta para mim e eu me direcionei ao portão”, contou.
Diante das poucas possibilidades de conseguir chegar ao local certo em menos de dois minutos, Igor chegou a pensar que a dedicação de todo o ano nos estudos tinha sido em vão.
“De primeira, não [achou que ia dar tempo], porque eu pensei ‘Nossa, eu estou muito longe da universidade’, mas ainda bem que aquele cara apareceu rapidamente para eu conseguir fazer a prova”, disse.
Apesar do susto, o rapaz conseguiu fazer uma boa prova e sente-se confiante no seu desempenho na redação. Após sair do local, ele foi surpreendido com o sucesso do vídeo, o qual ele nem percebeu que havia sido gravado.
“Eu fiquei muito assustado [com a repercussão]. A minha família também ficou muito assustada. Os meus amigos, ao perceberem isso, aproveitaram para fazer muitas brincadeiras”, destacou.
Mãe soube pelas redes sociais
A mãe de Igor, Adriana Mesquita, descobriu o que tinha acontecido com o filho pelo grupo de WhatsApp da família, que repercutiu o vídeo viral gravado pelo Portal ClubeNews sobre o atraso do filho por volta das 17h30.

Acreditando tratar-se de uma montagem feita por meio de Inteligência Artificial (IA), Adriana duvidou da veracidade do material, mas depois ficou com o coração aflito ao constatar que era verdade e o filho quase perdeu a prova.
“Um sobrinho jogou no grupo da família uma imagem do Igor chegando atrasado. Eu disse ‘Como assim chegando atrasado?’ Mas eu pensei que era IA, que estavam manipulando a imagem do meu filho. Eu olhei novamente e quando eu vi era meu filho mesmo. Aí eu gritei para o meu esposo que o Igor não tinha ficado onde a gente deixou e que ele tinha saído de um carro estranho. A gente se agoniou e quando deu 18h a gente já estava lá de plantão. Quando eu olhei para ele, abracei logo e disse ‘meu filho, você está aqui, o que foi que aconteceu?’, e ele nem sabia”, relatou.
Igor se prepara agora para o segundo dia de prova, marcado para o próximo domingo (16), quando os candidatos serão submetidos a 90 questões de ciências da natureza e matemática. Enquanto a data não chega, ele aproveita para tranquilizar a mente praticando um de seus hobbies favoritos: tocar violão.
A previsão da divulgação do resultado do Enem é para janeiro de 2026. Independente de conseguir realizar seu sonho de ser designer de games, Igor terá uma boa história para contar sobre sua experiência fazendo uma das provas mais concorridas do Brasil.
Veja também:
“Fiz correndo”, diz candidato do Enem que deixou prova meia hora antes de voo em Teresina
Estudantes reclamam da falta de ônibus após aplicação de provas do Enem em Teresina
Candidatos de Teresina avaliam prova do Enem 2025 e destacam tema da redação sobre idosos
Professor explica tema da redação: ‘perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’
Portões fechados: correria no último minuto antes do Enem 2025 em Teresina
Candidato de 68 anos revela que foi aprovado em 10 concursos e compartilha segredo para aprovação
“O médico liberou para fazer o Enem”, diz jovem de muletas e com perna imobilizada após acidente
Candidatos de Teresina recebem massagem gratuita antes do Enem: “estou bastante nervosa”
Treineiros: primas fazem o Enem pela primeira vez e ficam no mesmo local de prova
“Quero ser a primeira médica da minha comunidade”, diz candidata do Enem no Piauí
Candidatos começam a chegar para o 1º dia de prova do Enem no Piauí
Confira o que é permitido levar durante a prova do Enem 2025
Enem em Teresina: ônibus devem operar com 80% da frota nos domingos de prova
Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas
Psicóloga explica como lidar com as emoções antes e durante o Enem
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
