
Assim como os humanos, os pets também merecem atenção especial à saúde em todas as fases da vida. E no mês de novembro, a campanha Novembro Azul Pet chama a atenção para um tema ainda pouco falado entre os tutores: a prevenção do câncer de próstata em cães e gatos.
O que é o Novembro Azul Pet?
Inspirada na campanha voltada à saúde do homem, o Novembro Azul Pettem como objetivo conscientizar os tutores sobre as doenças que afetam o sistema reprodutor masculino dos animais, principalmente os cães idosos. O câncer de próstata é uma das mais comuns, mas pode passar despercebido por muito tempo se não houver acompanhamento veterinário.
Entendendo o câncer de próstata nos pets
A próstata é uma glândula presente apenas nos machos, localizada próxima à bexiga. Com o envelhecimento, ela pode sofrer alterações, como aumento de tamanho (hiperplasia prostática benigna) ou desenvolvimento de tumores.
Os sintomas mais comuns incluem:
- Dificuldade ou dor ao urinar e defecar;
- Presença de sangue na urina;
- Diminuição do apetite e perda de peso;
- Letargia e desconforto abdominal.
É importante lembrar que somente o médico-veterinário pode realizar o diagnóstico correto, por meio de exames clínicos e de imagem, como ultrassonografia.
Castração: um gesto de amor e prevenção
Uma das formas mais eficazes de prevenir doenças prostáticas é a castração. Além de controlar a reprodução, o procedimento reduz drasticamente o risco de alterações hormonais e câncer.
Nos gatos, apesar de o câncer de próstata ser mais raro, a castração também traz inúmeros benefícios comportamentais e de saúde.
A importância dos check-ups regulares
Muitos tutores acreditam que só devem levar o pet ao veterinário quando ele está doente, mas a prevenção é o melhor remédio. Consultas periódicas permitem que o profissional identifique alterações precocemente, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
Cuide de quem sempre cuida de você
Durante este Novembro Azul Pet, leve seu companheiro para uma avaliação veterinária e mantenha em dia os cuidados preventivos. A saúde do seu pet depende da sua atenção e carinho!
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
