
A Águas do Piauí encontrou ligações clandestinas na adutora Marruá, que abastece cidades do semiárido piauiense. Segundo a empresa, dois pontos da tubulação foram alvo de desvios de água na última semana.
O primeiro desvio foi descoberto em 11 de novembro. Técnicos fecharam uma abertura irregular ligada à adutora. No dia 14, outro ponto clandestino foi achado, desviando água para uma propriedade rural.
“Intervenções não autorizadas comprometem a eficiência da adutora, reduzindo a pressão e o volume de água destinados à cidade. Essa prática provoca oscilações no abastecimento, diminuição da vazão e prejuízos diretos à população atendida, além de danificar a infraestrutura de transporte de água”, disse Aldo Benevides, gerente da Regional Semiárido em São Raimundo Nonato.
A concessionária lembra que desviar água é crime previsto no Código Penal e ameaça a segurança hídrica das cidades atendidas.
A empresa também registrou vandalismo no poço que abastece São João da Canabrava. Segundo Lucas Marques, gerente da Regional Semiárido em Picos, houve “um desarme proposital no sistema elétrico”, que queimou a bomba e parou o fornecimento.
Portas e cadeados dos abrigos elétricos também foram arrombados. Técnicos analisam e trocam equipamentos para retomar o abastecimento aos poucos.
A Águas do Piauí informou ainda que caminhões-pipa foram enviados emergencialmente para atender áreas prioritárias, como serviços essenciais.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
