Uma chuva de granizo surpreendeu moradores em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, nessa terça-feira (19). O estado terá chuvas intensas nos próximos dias, de acordo com a meteorologia. As chuvas de pré-estação irão cair na região Sul do estado nesta quarta (19) e quinta-feira (20).
O granizo se forma em nuvens de tempestade quando correntes de ar ascendentes fortes carregam gotículas de água para áreas muito frias da atmosfera, onde elas congelam. Essas pedras de gelo crescem ao colidir com mais gotículas de água, que congelam na superfície, e são lançadas várias vezes para cima e para baixo até ficarem pesadas o suficiente para cair no chão.
A previsão é que as precipitações resultem em acumulados que podem ultrapassar os 50 mm. Cidades como Gilbués, Parnaguá e todo o entorno devem receber chuvas nestes dois dias. Municípios como Santa Filomena-PI, Bom Jesus-PI, Corrente-PI e Teresina-PI já registraram chuvas nessa terça-feira (18).
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as temperaturas devem permanecer elevadas. “São chuvas que devem ser intensas e as temperaturas também continuam altas”, afirmou.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Werton Costa, explicou que a chuva que chega ao Piauí é oriunda da Bahia, perdendo intensidade ao chegar ao estado. Apesar disso, ainda é possível ocasionar a formação de nuvens carregadas ao encontrar a umidade local.
“Passamos uma temporada sem chuva, que estava muito restrita ali ao eixo sul, sudeste, uma parte da Matopiba, mais para a faixa tocantina e baiana. Agora ela retorna ao Piauí e a gente sabe que tem que ter um gatilho para o retorno dessa chuva. É o que a gente chama de forçante, que é um sistema capaz de empurrar a umidade do oceano para o continente, mobilizado de uma área de alta pressão, uma área mais fria, para uma área de baixa pressão, uma área mais quente”, explica Werton Costa.
Leia Mais:
Teresina deve ter chuvas isoladas nesta semana após dias de calor intenso
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
