20 de novembro de 2025

Carga de pescado de aproximadamente 1 tonelada é apreendida durante período de piracema no Piauí

Esse período é de reprodução dos peixes e a pesca foi considerada ilegal a partir do dia 15 de novembro.
Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

Veículo utilizado pra transporta a carga (Foto: Polícia Militar )

A Polícia Militar do Piauí apreendeu aproximadamente uma tonelada de pescado transportado de forma irregular na madrugada desta terça-feira (18), durante a Operação Piracema 2025, na localidade Serra Vermelha, em São Raimundo Nonato.

A apreensão ocorreu após a abordagem de um veículo suspeito. Os policiais encontraram grande quantidade de tambaqui e panga sem a documentação exigida, como comprovantes de origem, condições sanitárias ou autorização dos órgãos competentes. A ausência da documentação caracteriza a prática irregular no período de defeso.

O pescado apreendido foi entregue à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de São Raimundo Nonato. O veículo usado no transporte também foi recolhido. A operação na região ainda conduziu uma pessoa e removeu sete motocicletas durante as abordagens.

Período de piracema

O período de defeso da piracema entrou em vigor no Piauí no último sábado (15). Durante este período, a pesca comercial de peixes está temporariamente proibida, assim como a realização de eventos relacionados à atividade, como campeonatos e torneios.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o defeso se encerra em 16 de março de 2026. Nesses quatro meses, a fiscalização pelos agentes da pasta será intensificada em todo o estado. O objetivo é proteger a reprodução natural das espécies e garantir a sustentabilidade da pesca nas bacias hidrográficas do Piauí, com foco no Rio Parnaíba.

Foto: Semarh

Veja também:

Defeso da piracema entra em vigor no Piauí e pesca comercial fica temporiariamente proibida


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: