21 de novembro de 2025

FMS alerta para golpes em Teresina que usam nome da instituição para oferecer falsas vagas e óculos gratuitos

Criminosos usam formulários com a marca da instituição para enganar profissionais e usuários.
Atualizado há 1 hora

Compartilhe:

Fundação Municipal de Saúde (Foto: FMS)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alertou sobre dois golpes em Teresina. Criminosos usam formulários com a marca da instituição para enganar profissionais e usuários da rede pública.

O primeiro golpe oferece vagas falsas na fundação. A presidente, Leopoldina Cipriano, contou que descobriu o caso após um médico enviar fotos de fichas deixadas na porta da casa dele.

“Ele me mandou as fichas dizendo: ‘olha, alguém da Fundação veio aqui na minha casa oferecendo vaga e pediu para eu preencher todos esses dados e mandar para esse número’. Eu disse a ele que essa informação não procede. A Fundação não faz cadastro de nenhum profissional dessa forma”, afirmou.

Ela reforçou que a FMS não faz esse tipo de cadastro. “Nós temos profissionais aprovados em concurso. Se precisássemos, convocaríamos os concursados”, disse.

Segundo Leopoldina, a FMS faz auditoria no setor de Recursos Humanos há 60 dias para analisar os cerca de 12 mil servidores do município. A equipe encontrou casos de profissionais que moram fora do estado e até terceirizam a própria função.

“Estamos auditando para redimensionar o quadro e entender a real necessidade da Fundação. Não estamos fazendo novos cadastros nem ampliando a folha”, afirmou.

No início, o caso não foi visto como golpe, mas mudou após novos relatos. “Quando nos mostraram fotos dos documentos e disseram que estavam usando carro da FMS, comunicamos à Prefeitura e registramos boletim de ocorrência”, disse.

GOLPE DO ÓCULOS

O segundo golpe promete exame oftalmológico e óculos grátis após preenchimento de cadastro entregue em casas ou divulgado online. A FMS fornece óculos pelo SUS, mas apenas seguindo protocolos oficiais da rede pública.

“A FMS entrega óculos de grau, sim, mas só dentro da rede credenciada, em clínicas públicas ou contratadas e agendadas pelas unidades básicas. Ninguém da Fundação vai à casa do usuário para preencher ficha. Isso não existe”, afirmou.

Ela orienta que, ao identificar abordagem suspeita, o usuário registre boletim de ocorrência e avise a Fundação pelos canais oficiais, inclusive redes sociais. “Quando for algo no Instagram, é importante comunicar à Fundação e fazer o boletim”, disse.

A FMS pede que a população ignore formulários entregues em casas ou links que prometem benefícios falsos. Informações oficiais estão apenas nos canais institucionais.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: