21 de novembro de 2025

Blackface: prefeita no Piauí pede desculpas após pintar rosto de preto no Dia da Consciência Negra

Vídeo gerou uma repercussão negativa nas redes sociais e foi apagado poucas horas após a publicação.
Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira (PT), se pronunciou, nesta sexta-feira (21) após a polêmica envolvendo seu vídeo publicado nas redes sociais usando a técnica ‘blackface’, considerada racista. O vídeo foi publicado no dia em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20).

Blackface é uma prática considerada racista e altamente ofensiva que consiste na pintura da pele com tinta escura ou uso de maquiagem e adereços (como perucas crespas e lábios realçados) por pessoas brancas para representar, de forma caricatural e pejorativa, pessoas negras.

A gestora ressaltou que o intuito do vídeo era mostrar um posicionamento antirracista e criticar o uso de expressões que estimulem a discriminação racial. Jôve alegou não que sabia o que significava a prática do blackface e nem como ela é usada. A prefeita pediu desculpa aos integrantes de comunidades negras e destacou que não tinha intenção de ofender ninguém.

“Eu confesso que eu não conhecia esse termo e nem essa prática. Por essa razão, estou aqui, publicamente, pedindo desculpas a cada cidadão das comunidades negras espalhadas por todo o Brasil, inclusive da minha cidade Piripiri e do meu estado do Piauí. No vídeo, eu demonstrava o meu sentimento antirracista, que a minha pele não é melhor que a pele negra”, explicou.

A chefe do Executivo municipal pontuou que o vídeo, apagado poucas horas após a publicação, mencionava que a data de 20 de novembro deveria ser usada para reflexão, e não apenas para descanso ou lazer.

“Não tive intenção nenhuma de magoar ninguém, muito pelo contrário. O vídeo que eu gravei falava sobre Consciência Negra, inclusive, eu falava no vídeo, muitas pessoas não viram, que o dia 20 não fosse só mais um dia para feriado, descanso, mas para reflexão. Inclusive, pedia no vídeo que não se usassem mais expressões como ‘lista negra, ovelha negra’, disse.

O vídeo

A gravação, feita diante de um fundo escuro, mostra a prefeita falando sobre o significado do 20 de novembro e pedindo reflexão sobre o racismo.

“Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, feriado nacional. E você, o que tá fazendo hoje? Parou um pouquinho, refletiu? Sabe o que representa essa data? Como é que tá sua consciência a respeito desse assunto?”, diz a prefeita no início do vídeo.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: