
O quarto dia da audiência de instrução e julgamento da vereadora Tatiana Medeiros e de outros oito réus foi encerrado por volta das 13h20 desta quinta-feira (27). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), 12 testemunhas foram ouvidas e outras quatro, dispensadas.
Quatro denunciados, que seriam ouvidos apenas na sexta-feira (28), tiveram os depoimentos antecipados para esta quinta-feira visando dar celeridade ao processo. No entanto, todos optaram por exercer o direito ao silêncio. Os réus que se mantiveram em silêncio são familiares da vereadora:
- Lucas de Carvalho Dias Sena (cunhado).
- Stênio Ferreira Santos (padrasto);
- Maria Odélia de Aguiar Medeiros (mãe);
- Bianca dos Santos Teixeira Medeiros (irmã);
O caso
A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa pela Polícia Federal, no dia 3 de abril, durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral. Atualmente, a parlamentar cumpre prisão domiciliar desde o dia 3 de maio, com o uso de tornozeleira eletrônica.
A investigação, iniciada após a divulgação dos resultados das Eleições 2024, identificou elementos que apontaram vínculo entre vereadora eleita na capital piauiense e “expoente de facção criminosa violenta com grande atuação no estado”.
Segundo a Polícia Federal, há indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar foi custeada com recursos oriundos de facção criminosa, bem como de desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental.
Além das medidas judiciais, o Juízo Eleitoral determinou a suspensão das atividades da organização não governamental (ONG) “Vamos Juntos”, mantida pela vereadora.
Veja a lista dos réus do processo:
- Tatiana Teixeira Medeiros (Vereadora): Organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral, peculato e lavagem de dinheiro.
- Alandilson Cardoso Passos (Namorado): Organização criminosa, corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto, agiotagem e lavagem de dinheiro.
- Stênio Ferreira Santos (Padrasto): Organização criminosa, corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto, peculato, apropriação indébita eleitoral, agiotagem e lavagem de dinheiro.
- Maria Odélia de Aguiar Medeiros (Mãe): Organização criminosa, corrupção eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro.
- Emanuelly Pinho de Melo (Assessora): Organização criminosa, corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro.
- Bianca dos Santos Teixeira Medeiros (Irmã): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
- Lucas de Carvalho Dias Sena (Cunhado): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
- Bruna Raquel Lima Sousa e Sávio de Carvalho França (Funcionários da ONG Vamos Juntos): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
Leia mais
Caso Tatiana Medeiros: advogado nega relação de Alandilson Passos com o Bonde dos 40
Defesa de Alandilson comunica que ele não vai mais acompanhar depoimentos de testemunhas
Testemunhas de defesa são ouvidas no 2º dia de audiência da vereadora Tatiana Medeiros
Defesa de Tatiana Medeiros vai insistir que principal prova do processo é ilícita
Vídeo: vereadora Tatiana Medeiros deixa Fórum Eleitoral após primeiro dia de audiência
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
