Atualizada às 13h50
O quinto dia da audiência de instrução e julgamento da vereadora Tatiana Medeiros (PSB) acontece, nesta sexta-feira (28), e dará continuidade a fase de interrogatórios dos réus. Tatiana e seu companheiro, Alandilson Cardoso Passos, prestaram depoimento hoje; o dela durou cerca de 2 horas e o dele uns 15 minutos. As testemunhas arroladas pelas defesas e Ministério Público já foram ouvidas.
O processo contra a vereadora Tatiana Medeiros (PSB) apura uma série de crimes graves, incluindo organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro.
Segundo a denúncia do Ministério Público Eleitoral, as investigações apontam para práticas como compra ilícita de votos, uso de entidades assistenciais para manipulação eleitoral e movimentações financeiras suspeitas envolvendo familiares e assessores. Também há indícios de que a campanha da parlamentar foi financiada com recursos oriundos de facções criminosas.
DEPOIMENTO TATIANA
O depoimento da vereadora Tatiana iniciou por volta de 10h. Ela apresentou um vídeo da instituição Vamos Juntos, que é fundadora, explicando como funciona o local, entre outros detalhes. A oitiva terminou por volta das 11h50. A parlamentar só respondeu às perguntas do juízo e da defesa; além de negar diversas acusações.
O advogado de defesa, Edson Araújo, classificou o depoimento como excelente. “Demostrou a mesma segurança, a mesma tranquilidade que vem encarando esse processo desde o começo. Narrou todo o acontecido, toda a vida dela, foi de fundamental importância para a instrução”.

DEPOIMENTO ALANDILSON
O depoimento de Alandilson Passos durou aproximadamente 15 minutos. Durante esse tempo, ele respondeu apenas às perguntas da juíza e da sua defesa.

OITIVAS
Ao longo da semana, dezenas de testemunhas foram ouvidas pelo juízo eleitoral: 11 na segunda-feira (1º dia), 20 na terça-feira (2º dia), 22 na quarta-feira (3º dia) e 12 na quinta-feira (4º dia).
Foram ouvidos na quinta-feira (27) os réus: Stênio Ferreira Santos (padrasto), Maria Odélia de Aguiar Medeiros (mãe), Bianca dos Santos Teixeira Medeiros (irmã) e Lucas de Carvalho Dias Sena (cunhado).
Hoje (28), vão ser ouvidos Emanuelly Pinho de Mello (assessora), Bruna Raquel Lima Souza (funcionária da ONG Vamos Juntos) e Sávio de Carvalho França (funcionário da ONG Vamos Juntos).
O advogado Haroldo Vasconcelos, que representa Sávio de Carvalho, afirmou que nenhuma prova concreta foi apresentada até o momento que aponte participação dele em qualquer delito. “Até agora, não foi apresentada nenhuma prova de que ele tenha cometido ou contribuído para qualquer crime eleitoral. Estamos totalmente tranquilos quanto a isso”, declarou.
Haroldo também afirmou que a mesma avaliação se estende aos demais acusados. “Não existe nada contra o Sávio. Temos observado que, em relação aos outros réus, não há comprovação até agora. Existem muitas falas, muitas versões, mas nenhuma evidência de crime eleitoral que tenha alterado o resultado da eleição”, completou.
Veja a lista dos investigados do processo:
- Bruna Raquel Lima Sousa e Sávio de Carvalho França (Funcionários da ONG Vamos Juntos): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
- Tatiana Teixeira Medeiros (Vereadora): Organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral, peculato e lavagem de dinheiro.
- Alandilson Cardoso Passos (Namorado): Organização criminosa, corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto, agiotagem e lavagem de dinheiro.
- Stênio Ferreira Santos (Padrasto): Organização criminosa, corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto, peculato, apropriação indébita eleitoral, agiotagem e lavagem de dinheiro.
- Maria Odélia de Aguiar Medeiros (Mãe): Organização criminosa, corrupção eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro.
- Emanuelly Pinho de Melo (Assessora): Organização criminosa, corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro.
- Bianca dos Santos Teixeira Medeiros (Irmã): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
- Lucas de Carvalho Dias Sena (Cunhado): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
LEIA TAMBÉM
Crime organizado gastou R$ 2 milhões na campanha de Tatiana Medeiros em Teresina
Defesa de Tatiana Medeiros vai insistir que principal prova do processo é ilícita
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
