O Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), localizado no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina-PI, é uma das instituições beneficiadas pela campanha Prato Cheio 2025. A iniciativa da Rede Clube tem como objetivo transformar a vida de jovens de baixa renda através do incentivo à educação, cultura, solidariedade e inserção no mundo digital.
As atividades do projeto começaram há mais de 20 anos e beneficiam também pessoas em situação de rua, com a oferta de refeições preparadas por uma cozinha solidária, que é sustentada por meio de uma rede de doação de alimentos.

A professora Ana Maria Pereira conheceu o projeto em 2005, após a exibição de uma sessão de cinema em sua comunidade. Ela chegou a participar de um Curso de Informática no local, e, logo em seguida se tornou voluntária no projeto. Atualmente Ana Maria é coordenadora.
“O Curso de Informática era algo muito distante de onde eu morava, eu fiz o curso gratuito, recebi uma bolsa de R$ 150 e, ao final do curso, eu passei a ser voluntária da instituição. A gente vê as vidas sendo transformadas, os sonhos sendo realizados. Isso é muito gratificante”, disse.
O Allyson da Silva é um dos jovens beneficiados, e relata que ficou encantando com o trabalho do MP3, decidindo contribuir com a missão da instituição e atuar diretamente na vida de jovens da periferia da capital. Ele também soube do projeto pelo curso de informática. Hoje o jovem trabalha com o audiovisual.

“Eu comecei pelo Curso de Informática, eu quis me formar em Informática e Computação e através do curso eu fui chamado para ser voluntário aqui, na MP3. Hoje eu tenho a oportunidade de fazer o que eu sempre quis fazer: fotografia e filmagens”, relatou.
O fundador do projeto, Júnior do MP3, contou que a ideia inicial era transformar a realidade dos jovens por meio do hip hop, combatendo a marginalidade com a música e a dança. O crescimento do projeto resultou na inclusão de outras atividades, além da chegada de mais voluntários, que fazem a iniciativa ser referência na capital.

“A gente começou com a dança, com a música, com as rodas de hip hop. De repente, a gente começou a trabalhar a inclusão digital, coleta de lixo eletrônico, um refeitório para pessoas em situação de rua, o ‘Cine Periferia’. A gente frequentava aos fins de semana as comunidades, principalmente onde tinha as gangues, convocava esses jovens das gangues, apresentava uma proposta de paz através do hip hop e às sextas-feiras a gente se encontrava na Praça Pedro II”, explicou.
Prato Cheio
O projeto Prato Cheio, já consolidado como um marco de solidariedade no estado, tem como meta a doação e entrega de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social em quatro municípios do Piauí. As instituições selecionadas estão localizadas em Teresina (três), Picos (uma), Floriano (uma) e Parnaíba (uma), ampliando o alcance da campanha.
Confira as instituições selecionadas:
Teresina
Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (ASCAMTE)
Responsável: Osvaldo de Carvalho
Contato: 86 99426-1849
Endereço: Avenida Frei Serafim, nº 3200 – Centro.
Associação de Mielomeningocele e/ou Hidrocefalia (AMH)
Responsável: Socorro Cunha
Contato: 86 99551-0502
Endereço: Rua dos Aflitos, nº 565 – Piçarra.
Movimento Pela Paz Na Periferia (MP3)
Responsável: Júnior MP3
Contato: 86 98811-3113
Endereço: Av. Prof. Valter Alencar, nº 762 – São Pedro.
Parnaíba
Obras Sociais Luz da Esperança
Responsável: Dario Calçada
Contato: 86 99946-9867
Endereço: Rua Anhanguera, nº 4170 – Bairro Piauí.
Picos
Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças
Responsável: Marilene Albuquerque
Contato: 89 98822-1923 / 89 999440-2886
Endereço: R. Salvador, nº 771 – Parque de Exposição.
Floriano
Associação Casa Dorcas
Responsável: Benilde de Sousa
Contato: 89 99475-8356 / 89 99441-0400
Endereço: R. Anísio Santiago, nº 575 – Riacho Fundo.
Leia Mais:
Prato Cheio 2025: Piauí tem oito pontos de coleta de doações; veja onde doar
Campanha Prato Cheio: AMH acolhe pacientes com mielomeningocele e hidrocefalia em Teresina
Prato Cheio 2025: Piauí tem oito pontos de coleta de doações; veja onde doar
Campanha Prato Cheio: Casa Aliança auxilia 170 crianças e adolescentes em Picos
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
