
Atualizada às 10h
A segunda edição do Assembleia em Ação acontece neste sábado (29), das 8h às 13h, na Praça do Renascença I, no bairro Renascença, na zona Sudeste de Teresina. Os teresinenses contarão com mais de 50 serviços gratuitos de saúde, cidadania e lazer.
O evento é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em parceria com a Rede Clube. O evento busca descentralizar os serviços e ocupar espaços públicos, demonstrando a sensibilidade do Poder Legislativo às necessidades da população.
Entre as ações confirmadas estão atendimentos de saúde, assistência jurídica, orientação fiscal, emissão de documentos, vacinação de animais e atividades culturais. A proposta é transformar o espaço em um grande polo de cidadania, lazer e inclusão social, aproximando o poder público da comunidade.
O “Assembleia em Ação” se consolida como uma importante oportunidade para que os moradores do Renascença e de outros bairros possam usufruir de diversos benefícios em um único local, reforçando a relevância da participação cidadã e do acesso facilitado a serviços essenciais.

André Soares, gerente-geral do Procon Alepi, comenta que a equipe estará presente no evento para esclarecer dúvidas dos consumidores em relação ao consumo e receber reclamações. Além disso, as denúncias recebidas serão encaminhadas ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Ministério Público do Piauí.
“As reclamações já abertas, de quem quiser fazer o acompanhamento, vamos fazer o retorno para audiências. Para receber atendimento, as pessoas precisam apresentar documento oficial com foto, comprovante de endereço atualizado e documento de vínculo com a empresa para fundamentar a reclamação do consumidor”, disse André.


Eudnaide Castro, da equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), afirmou que, entre os serviços ofertados, o TRE-PI está no local para realizar a biometria dos eleitores. A equipe busca, em especial, os eleitores que tiraram o título de eleitor, mas não cadastraram a biometria na época da pandemia da Covid-19.
O eleitor precisa estar com documento oficial com foto e um comprovante de endereço para atualizar o cadastro eleitoral, acrescentou. Ela explica que a “biometria é a identidade pessoal. O eleitor tem que entender que isso agiliza no dia da eleição e torna o processo mais seguro”.
Joelfa Farias, gerente da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, do Governo do Estado do Piauí, também está no Assembleia em Ação – juntamente com a sua equipe – para reforçar a rede de apoio e de acolhimento, informando os espaços de proteção, como a Casa da Mulher Brasileira, além de esclarecer os tipos de violência que a mulher é vítima. “Hoje estamos oferecendo apoio psicossocial e entregar o nosso material informativo, disse.

No Assembleia em Ação, Raissa Rocha, gerente de Proteção Animal da Secretaria de Segurança Pública, destacou a importância do BO Fácil como ferramenta de denúncia. Segundo ela, o sistema agiliza o processo, direcionando denúncias diretamente ao 190 e gerando automaticamente o boletim de ocorrência — tanto em casos de maus-tratos contra animais quanto em situações que envolvem pessoas.
⠀
Raissa também reforçou a necessidade de orientar a população sobre o que é permitido ou não no cuidado com animais, os direitos dos tutores e iniciativas como o RG Pet, que fortalecem as políticas públicas de proteção animal.
Confira a lista completa de atendimentos que estarão disponíveis na ação:
- Procon (Alepi): Recebimento de reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços.
- Assessoria Fiscal e Tributária (Alepi): Consultas e orientações cadastrais e fiscais, formalização e regularização de MEIs, previdência social para o MEI e encaminhamentos de apoio.
- Sala do Bem-Estar (Alepi): Terapias integrativas, incluindo massagem e aromaterapia.
- Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF): Feira da Agricultura Familiar.
- Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI): Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
- Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi): Ônibus Lilás, oferecendo atendimentos psicossociais, orientações jurídicas e materiais educativos sobre direitos e enfrentamento à violência contra a mulher.
- Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi): Vacinação para adultos contra febre amarela, DT (Difteria e Tétano), hepatite e influenza.
- Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI): Atendimento a eleitores de todo o Estado, com coleta biométrica, alistamento, revisão, transferência de título e quitação de multas.
- Fundo Municipal de Cultura (FMC): Atrações culturais, incluindo a Orquestra Sanfônica e a Banda 16 de Agosto.
- SESC: Orientações sobre prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.
- Oncobem: Serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e orientações sobre o autoexame das mamas.
- Clínica Tércio Rezende: SPA dos Olhos (tratamento para olho seco), aferição de pressão arterial, glicemia capilar e refração (refratometria computadorizada).
- Instituto Mix: Serviços de cabeleireiro, barbeiro e design de sobrancelhas.
- FIEPI: Unidade móvel com oficinas de alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos, com degustação e entrega de receitas.
- Zoonoses (FMS): Vacinação de cães e gatos.
- Gerência de Proteção Animal (SSP): Registro de cães e gatos no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas).
- Conselho Regional de Medicina Veterinária: Orientação profissional sobre cuidados veterinários e informações.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!