A Associação Casa Dorcas, selecionada para integrar a Campanha Prato Cheio2025, da Rede Clube, atua há dez anos oferecendo acolhimento a mulheres que enfrentam situações de risco, em Floriano (PI).
Com capacidade para receber até 40 mulheres, a casa mantém um trabalho voltado para recuperação, reinserção social e restauração emocional. A rotina inclui acompanhamento psicológico, psiquiátrico e espiritual, além de atividades como artesanato, academia e terapias ocupacionais.
Associação Casa Dorcas (Foto: TV Clube)
O funcionamento da Casa Dorcas depende de doações de voluntários, fundações, órgãos públicos e de projetos como o Prato Cheio. O apoio, segundo a direção, é essencial para manter a assistência contínua às mulheres atendidas.
Sâmia Rafaela, que cumpre tratamento no local, afirma que o suporte multiprofissional tem sido determinante em sua recuperação. “A gente tem tratamento, medicação na hora certa. No momento de abstinência a gente conta com a academia, artesanato. Daquele portão vai sair daqui a alguns meses uma outra Samia com uma outra vida.”, disse.
Samia Rafaela (Foto: TV Clube)
Paula Irene, que concluiu o processo terapêutico e hoje atua como voluntária, relembra a própria transformação. “Amparou a minha vida, a minha dignidade, a minha identidade. Eu tinha perdido tudo e aqui foi tudo renovado. Passar por isso me fez sentir a dor da outra. É muito prazeroso ajudar”, contou.
Paula Irene (Foto: TV Clube)
A Casa Dorcas, localizada no bairro Riacho Fundo, segue recebendo doações por meio da Campanha Prato Cheio até o Dia D, que acontece em 12 de dezembro.
Associação Casa Dorcas (Foto: TV Clube)