
Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que visa criar a Rede Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Esquizofrenia no estado. A matéria é de autoria do deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) e foi lida no Plenário da Casa nesta quarta-feira (3).
A proposta foi motivada por um episódio que ganhou repercussão nacional: a morte de um jovem com esquizofrenia que invadiu a jaula de uma leoa em um zoológico de João Pessoa (PB). De acordo com o texto, a rede terá como objetivos realizar ações de conscientização sobre o transtorno, fomentar políticas de inclusão no mercado de trabalho e garantir o acesso a serviços especializados de urgência e emergência.
O parlamentar também propôs o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar no alcance das metas. Gessivaldo Isaías justificou a medida.
“O episódio evidenciou como a ausência de tratamento adequado, apoio familiar, orientação social e acompanhamento terapêutico pode resultar em situações de extremo risco para o próprio indivíduo e para terceiros. Situações como essa reforçam que a esquizofrenia não pode continuar relegada à marginalização ou ao mero improviso assistencial”.
O projeto agora passará pelas comissões técnicas da Alepi antes de ser enviado para votação no Plenário e, posteriormente, para sanção do governador Rafael Fonteles (PT).
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
