Um jumento foi encontrado com a boca amarrada por uma corda, apresentando inchaço e ferimentos, no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina. O caso é tratado como maus-tratos e foi denunciado por moradores da região.
Atenção: maus-tratos contra animais é crime previsto na legislação brasileira. A Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) estabelece pena de detenção e multa para quem praticar abuso, ferir ou mutilar animais.
Segundo o protetor Fernando Machado, do Lar do Nando, a denúncia foi recebida na manhã de domingo (14). A Polícia Militar foi até o local e conseguiu retirar a corda que mantinha a boca do animal amarrada.
Conforme o protetor, a corda causou inchaço e machucados na boca do jumento. No fim da tarde de domingo, o protetor esteve no local, mas não conseguiu capturar o animal para encaminhá-lo a atendimento veterinário por ser arisco.
Moradores informaram que havia dois animais no local, o jumento e uma égua, que seriam de um carroceiro da própria região, que costuma deixar os animais soltos para pastar. O responsável pelos animais não foi encontrado.
A chefe da Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Teresina (Coabe), Leiliane Marques, disse que está acompanhando o caso para identificar o dono do animal.
“Estamos realizando o boletim de ocorrência agora pela manha para a identificação do seu responsável. Com fé em Deus vamos identificar logo para a perda da guarda desse animal”, contou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
