Nas vésperas de Natal, a contagem regressiva ganha um significado especial dentro de muitas casas. Mais do que a expectativa por presentes, o período do advento é vivido por muitas famílias como um tempo de fé, reflexão e fortalecimento dos laços familiares, na preparação para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.
Na casa da autônoma Selena Costa, o advento faz parte da rotina desde 2020. Em 2025, o tempo do Advento iniciou no dia 30 de novembro e segue até o dia 24 de dezembro, com reflexões bíblicas diárias sobre a história do nascimento de Jesus. Segundo ela, a proposta é apresentar aos filhos uma vivência que vá além do aspecto comercial da data.
“Desde 2020 a gente tem essa tradição de fazer o advento como um preparo. A gente quis explicar biblicamente, meditando sobre o nascimento do salvador. A cada dia tem uma tarefinha que envolve eles e faz com que pratiquem as virtudes de Cristo”, conta Selena.
Os filhos João e Daniel participam da espera de forma lúdica. Na sala, a árvore de Natal ajuda a criar o clima da celebração. Todos os dias, uma caixinha guarda uma carta com uma reflexão e uma missão relacionada ao verdadeiro sentido do Natal.
“A gente pega a caixinha, lê a cartinha e sempre tem uma missão para fazer”, explica Daniel Costa, estudante.
Para o servidor público Jailson Pereira, marido de Selena, a dinâmica do advento fortalece ainda mais a convivência familiar.
“A gente sente essa atmosfera de união e compaixão. Fazer as devoções diárias fortalece nossos laços como casal e como pais”, afirma.
O mesmo sentimento é vivido na casa de Mayana Câmara. Lá, o advento também é marcado por atividades diárias com as crianças, que puxam cartinhas contando partes da história do nascimento de Jesus até o dia 25 de dezembro. Para ela, o Natal vai além de uma data específica.
“O Natal marca o nascimento do nosso salvador, mas não se resume a isso. Ele nos lembra que Jesus nasceu, morreu, ressuscitou e que um dia voltará. O sentido do Natal é a esperança”, destaca.
Mayana percebe que, a cada ano, os filhos Tito e Marcos Júnior se envolvem mais com o significado da celebração. Além de aprenderem, eles passam a compartilhar a história que marcou a humanidade.
O pequeno Marcos Júnior, de 5 anos, já sabe contar a história bíblica do Natal.
“Uma mulher chamada Maria, aí o anjo veio e disse que ia nascer um bebezinho chamado Jesus”, resume.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
