
Entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 20 de março de 2026 a entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 20 de março de 2026 realizará a Operação Navegue Seguro, visando reduzir a ocorrência de acidentes náuticos.
A ação vai impedir que embarcações sejam conduzidas por pessoas não habilitadas. Também vai verificar documentos, a presença e o estado de conservação de equipamentos de segurança obrigatórios, como coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio.
Além disso, fiscalizará casos de superlotação e condições inadequadas de navegabilidade. Haverá ainda reforço na fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas por condutores, com uso de etilômetros.
As ações de Inspeção Naval serão intensificadas. O foco será verificar o uso de equipamentos de segurança, a regularidade da documentação das embarcações, a habilitação dos condutores e o cumprimento das Normas da Autoridade Marítima.
As fiscalizações ocorrerão em marinas, trapiches, iate clubes e locais com maior concentração de embarcações.
Como medida preventiva, a Marinha do Brasil recomenda o uso do aplicativo NAVSEG. Ele permite registrar o Plano de Navegação, com informações como rota, destino, horário previsto de retorno e número de pessoas a bordo.
Em emergências, esses dados agilizam as ações de busca e salvamento. O aplicativo é simples de usar e está disponível gratuitamente para IOS e Android.
A Marinha do Brasil disponibiliza os canais do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da Capitania dos Portos do Piauí, pelo telefone (86) 98130-1031, também disponível em aplicativo de mensagens. Esses contatos recebem informações sobre situações que possam afetar a vida humana, a segurança da navegação ou o meio ambiente
Polo de Inspeção Naval Municípios Abrangidos Amarante Amarante e Bocaina Boa Esperança Floriano e Uruçuí Teresina Teresina e José de Freitas Área Marítima Área Marítima e Luis Correia Delta do Parnaíba Ilha Grande Litoral Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Praia de Macapá, Piripiri, Caxingó, Buriti dos Lopes, Joaquim Pires, São João do Arraial, Barras e Piracuruca Ribeiro Gonçalves Ribeiro Gonçalves
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!