
Os servidores estaduais do Governo do Piauí precisam estar atentos aos prazos obrigatórios para que todos emitam a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A medida estabelecida pelo Decreto Estadual nº 24.080/2025 vale para servidores efetivos, comissionados, temporários, terceirizados, inativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Estado.
Os prazos para emissão depende do vínculo: comissionados, temporários e terceirizados têm até o dia 30 de dezembro de 2025; servidores efetivos ativos devem emitir até 27 de fevereiro de 2026; já inativos e pensionistas têm até 30 de abril de 2026 para regularizar o documento.
Segundo o diretor-geral do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenha, o processo é simples para emissão da Carteira de Identidade Nacional.
“Basta que se leve a certidão de nascimento ou casamento, o CPF e um comprovante de residência. O serviço é inteiramente gratuito, o atendimento é rápido e em até 24 horas o documento estará disponível na sua conta Gov.pi e em pouco tempo disponível também no formato impresso”, afirmou.
Funcionamento no final do ano
As unidades de atendimento para emissão da CIN no Piauí terão funcionamento alterado durante o recesso de fim de ano. As unidades estaduais, como o Instituto de Cidadania Digital, Espaços da Cidadania, Delegacias e Grupamentos de Polícia Militar (GPMs), estarão fechadas nos dias 24 e 25 de dezembro, além de 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Já as unidades instaladas em órgãos parceiros, como prefeituras, sindicatos e associações, seguirão o calendário de recesso de cada instituição. As unidades do programa Justo Acesso estarão em recesso de 20 de dezembro a 6 de janeiro. A orientação é que os cidadãos planejem seu atendimento e, se necessário, antecipem a emissão do novo documento.
Fonte: Governo do Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
