
Os motoristas e cobradores da empresa Santa Cruz, que atende à zona Sudeste de Teresina (PI) e é responsável pelo Transporte Eficiente, entraram em greve na manhã desta segunda-feira (22).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI), a categoria decidiu pela greve após falta de pagamentos de benefícios pela empresa, como o vale-alimentação, o 13º salário e o plano de saúde.
Segundo nota divulgada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a greve dos serviços aconteceu por “decisão unilateral” da empresa, sem aviso prévio.
A Strans comunicou também que a empresa Santa Cruz apresentou cobrança com reajuste no valor do quilômetro rodado, que teria sido aplicado “sem autorização e aprovação do órgão”.
A categoria já tinha paralisado as atividades na última quarta-feira (17) pelos mesmos motivos.
VEJA NOTA DA STRANS NA ÍNTEGRA
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) informa que a paralisação do Transporte Eficiente, operado pela empresa Santa Cruz, ocorreu por decisão unilateral da empresa, sem comunicação prévia ao órgão.
A STRANS esclarece que a empresa apresentou cobrança com reajuste no valor do quilômetro rodado, aplicado sem autorização e sem aprovação do órgão gestor, em desacordo com o contrato vigente.
A STRANS está em negociação para o restabelecimento imediato do serviço, com o objetivo de evitar prejuízos à população de Teresina.
VEJA A NOTA DO SETUT
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) e o SITT esclarecem que a paralisação dos micro-ônibus que operam no Transporte Eficiente e dos quatro ônibus que operam no sistema urbano da empresa Santa Cruz, na Zona Sudeste, decorre exclusivamente da falta de pagamentos por parte da STRANS à referida empresa.
O cenário de inadimplência acabou inviabilizando a continuidade da operação e, infelizmente, está muito próximo de inviabilizar o próprio sistema urbano.
O SETUT e o SITT reiteram que a cobrança realizada pela empresa Santa Cruz refere-se aos serviços prestados e está baseada no valor do quilômetro atual, inclusive já informado anteriormente pela própria STRANS ao SETUT e ao SITT, não havendo qualquer reajuste unilateral ou irregularidade contratual.
O SETUT e o SITT permanecem à disposição para o diálogo institucional imediato, visando ao restabelecimento do serviço e à sua preservação para os usuários.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
