24 de dezembro de 2025

Mais de 90 pacientes ficam sem tratamento de hemodiálise por falta de água em Parnaíba

Ao Portal ClubeNews, a Águas do Piauí informou que irá averiguar a situação.
Repórter
Atualizado há 3 horas

Compartilhe:

Uma clínica médica, em Parnaíba (PI), suspendeu o atendimento de mais 90 pacientes que iriam realizar o tratamento de hemodiálise nesta quarta-feira (24) devido à falta de água. Ao Portal ClubeNews, a Águas do Piauí informou que irá averiguar a situação. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Segundo a clínica, a falta de água está acontecendo desde a manhã de terça-feira (23). A unidade destacou que o tratamento é essencial para sobrevivência dos pacientes. “A diálise não pode esperar”, frisou

O estabelecimento médico entrou em contato com a concessionária Águas do Piauí, mas foi informado que o abastecimento estava sendo regularizado gradativamente.

Nota da Clínica

A UNIRIM – Clínica de Nefrologia e Hemodiálise de Parnaíba, vem por meio desta Nota informar que hoje 24/12/2025 o serviço de Hemodiálise aos mais de 90 pacientes que teriam seu atendimento hoje e precisam o procedimento para qualidade de vida, foi prejudicado por falta de abastecimento de água pela Águas do Piauí que perdura desde de ontem pela manhã, portanto há mais de 24 horas, foi realizado contato com a empresa e a informação é que estava regularizando gradativamente, mas o paciente não pode esperar, a diálise não pode esperar.

Na semana passada foi realizado um evento pela empresa Águas do Piauí para apresentar um plano operacional para reforçar o abastecimento e faltou água no dia seguinte, agora na semana seguinte, causando um transtorno absurdo ao tratamento de hemodiálise e a vida dos pacientes.

Gostaríamos da empresa um retorno sobre essas falhas no abastecimento até para ser passado, com transparência, aos nossos pacientes.

DIÓGENNES FERREIRA
ADMINISTRADOR
UNIRIM
CLINICA DE HEMODIÁLISE DE PARNAÍBA-PI

NOTA DA ÁGUAS DO PIAUÍ

A Águas do Piauí informa que a falta de água registrada em Parnaíba, a partir do dia 23 de dezembro, foi causada por instabilidade prolongada no fornecimento de energia elétrica, identificada durante a madrugada. As oscilações comprometeram sistemas essenciais de captação, tratamento e bombeamento de água, impactando temporariamente o abastecimento em diferentes pontos da cidade.

Considerando a natureza essencial dos serviços prestados pela Clínica de Nefrologia e Hemodiálise de Parnaíba (UNIRIM), a concessionária disponibilizou, de forma imediata, o serviço de carro-pipa com água potável, atendendo rigorosamente a todos os padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos reguladores. A oferta do serviço, no entanto, foi recusada pela clínica.

Como ação preventiva para reduzir riscos operacionais neste período de maior consumo e recorrentes oscilações elétricas, a concessionária executa a Operação Águas no Litoral, com o uso de 12 geradores de energia. Os equipamentos operam preventivamente nas noites dos dias 24 e 31 de dezembro, em pontos estratégicos como captações e Estações de Tratamento de Água, garantindo a continuidade da operação.

A operação também inclui medidas que ampliam a produção de água em até 140 mil litros por hora e aumentam a capacidade de reservação em cerca de 1 milhão de litros, além do reforço das equipes de plantão para atuação imediata em situações emergenciais.

Canais de atendimento


E para esclarecer dúvidas da população e atender suas demandas, a Águas do Piauí conta com canais oficiais que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do 0800 223 2000, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, além do aplicativo Águas App.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: