9 de janeiro de 2026

Virose das moscas pode causar diarreia, vômitos e outros sintomas; saiba como se proteger

O problema é provocado pelo aumento do surgimento desses insetos com a retomada do período chuvoso.
Repórter
Atualizado há 6 dias

Compartilhe:

Com a retomada do período chuvoso, é comum a ocorrência da ‘virose das moscas’, infecção que pode causar, por exemplo, diarreia e vômitos, sendo que as complicações da doença podem levar à morte.

A contaminação acontece quando os mosquitos pousam sobre os alimentos e depositam os ovos. Segundo o gastroenterologista Carlos Iglézias Oliveira, a população precisa conhecer o ciclo evolutivo das moscas para evitar a infecção.

“As moscas se alimentam de fezes, de lixo e de alimentos em decomposição. Ao se alimentarem, elas se contaminam com bactérias, vírus, agentes parasitários; depois elas se dirigem aos nossos lares, contaminam as superfícies limpas e os nossos alimentos. Ao nos alimentarmos e entrarmos em contato com esses agentes patógenos que as moscas transmitem, nós contraímos as doenças”, explicou.

Foto: Creative Touch Imaging Ltd/NurPhoto/IMAGO/DW via g1

Entre as doenças decorrentes da virose das moscas estão a gastroenterite, a disenteria, a febre tifoide, a cólera e as doenças parasitárias. O tratamento envolve reforço da hidratação e uma dieta leve.

“Todas elas têm em comum o quadro de diarreia associada a náuseas, vômitos, febre. Em todos esses casos, [é necessária] uma hidratação adequada, esse é o elemento mais importante; uma dieta leve, você pode fazer uso de arroz, banana, maça, torrada, evitar leite e gorduras”, pontuou o médico.

O atendimento médico é recomendado quando a diarreia e a febre alta persistirem por mais de três dias, se as fezes forem acompanhadas de sangue ou muco, por exemplo. Os casos de paciente suscetíveis, como crianças, idosos e pacientes imunossuprimidos (com sistema imunológico enfraquecido), também precisam procurar atendimento com maior rapidez para não evoluir gravemente os sintomas.

Confira as dicas de proteção

  • Higienizar completamente os alimentos;
  • Cozinhar de maneira adequada carnes e ovos;
  • Manter as unhas cortadas e limpas;
  • Deixar as lixeiras sempre fechadas;
  • Evitar restos de alimentos nas cozinhas;
  • Lavar sempre as mãos antes das refeições e após sair do banheiro;
  • Uso de agentes desinfetantes, como o hipoclofórico.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: