11 de janeiro de 2026

Pedidos de demissão batem recorde no Piauí em 2025 e alcançam média de 26%

Entre os motivos para esse aumento está o aquecimento do mercado.
Repórter
Atualizado há 20 horas

Compartilhe:

Os pedidos de demissão cresceram no Piauí, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A média registrada foi de 26% em 2025, considerado um recorde. Só no último mês de novembro, foram mais de 3 mil solicitações de desligamentos feitas pelos trabalhadores.

Entre os motivos para esse aumento está o aquecimento do mercado, o que aumenta a segurança dos empregados para buscarem novas oportunidades.

A autônoma Ana Flávia Soares desistiu da carreria de assessora de comunicação na área da saúde em 2021, abrindo mão de uma rotina intensa, com trabalho todos os dias da semana, inclusive aos domingos.

Após refletir sobre suas pretensões, ela decidiu apostar em algo que gosta e investiu na especialização em Terapia Capilar, passando a trabalhar por conta própria. Agora, ela tem controle da própria agenda e mais qualidade de vida.

Foto: TV Clube

“Hoje eu consigo ter esse equilíbrio, e eu acho que a busca de todo mundo hoje é isso, esse equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Isso, para mim, não tem nada que paga”, relatou.

Segundo o economista Bruno Imaiuzi, a tendêcia é que o nível de desligamentos no estado permaneça em um patamar elevado ao longo de 2026, uma vez que a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2% neste ano.

“Se existem pessoas que estão se desligando voluntariamente, é um sinal de que possivelmente elas estão encontrando oportunidades em outros lugares. Então, elas se desligam de um lugar para serem admitas em outro melhor. À medida que a economia vai crescendo, o mercado de trabalho cresce de maneira semelhante”, analisou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: