
A Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) confirmou, nesta sexta-feira (9), que a paralisação dos trabalhadores da limpeza urbana prevista para este sábado (10) foi cancelada. Segundo o órgão municipal, a situação foi normalizada após a confirmação de que os pagamentos devidos aos funcionários já foram realizados.
O Sindicato dos Empregados na Limpeza Pública de Teresina comunicou oficialmente a desistência do movimento, garantindo que a coleta domiciliar de resíduos ocorrerá sem interrupções em toda a capital.
A suspensão dos serviços afetaria, primordialmente, as zonas Leste, Norte e o Centro de Teresina. Anteriormente, o sindicato havia notificado a empresa Via Ambiental, prestadora do serviço de coleta, a Eturb e o Ministério Público do Trabalho (MPT), exigindo a regularização dos salários em um prazo de 24 horas.
Em declaração ao blog Bastidores da Notícia, do jornalista Marcos Teixeira, o prefeito Sílvio Mendes (UB) informou que notificou a Via Ambiental para assegurar o cumprimento da legislação trabalhista. O gestor ressaltou que o repasse da prefeitura para a concessionária está em dia. “Os empregados têm razão. Agora, a prefeitura não deve nada a essa empresa”, afirmou o prefeito.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ETURB
A Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) informa que, após notificação formal do sindicato dos trabalhadores sobre a paralisação, procedeu com advertência formal à empresa Via Ambiental, foi realizado o pagamento devido aos trabalhadores da limpeza urbana.
A ETURB esclarece ainda que o próprio sindicato da categoria comunicou que não haverá paralisação dos serviços. Dessa forma, a coleta domiciliar de resíduos seguirá ocorrendo normalmente.
A Autarquia reforça seu compromisso com a manutenção dos serviços essenciais e permanece acompanhando de perto o cumprimento das obrigações por parte das empresas contratadas.
Leia mais:
Após horas de paralisação, trabalhadores da limpeza encerram greve em Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!