
Uma infestação de lagartas em plantações de milho e arroz tem causado prejuízo em Floriano, no Sul do Piauí. Os agricultores da comunidade Santa Teresa, na zona rural do município, criaram expectivas quanto à aproximação do período chuvoso, mas foram surpreendidos com a ‘praga das lagartas’.
Alguns dos trabalhadores rurais chegaram a fazer o primeiro plantio, mas os brotos ficaram perdidos. Isso porque esses insetos devoraram as folhagens e destruíram as lavouras.
A alternativa agora é limpar o solo e jogar as sementes novamente para tentar um resultado diferente. A agricultora Maria Bárbara, de 78 anos, chegou a plantar feijão e milho, mas acabou se frustrando.

“Nesse ano eu já plantei um pedacinho, mas as lagartas comeram. [Plantei] só feijão e um milho, mas elas comeram. Ano passado não teve, porque eu plantei minhas coisas e elas não comeram”, afirmou.
Segundo o gerente de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), Ozael David, o início do período chuvoso acompanhado de dias quentes contribuem para o aparecimento desses animais.
“Associados à germinação e ao rebrote de algumas plantas, esses insetos são beneficiados pela condição ambiental e pelo aumento na oferta de alimentação”, explicou.
Para evitar os danos, é necessário o uso de defensivos que impeçam a proliferação das lagartas, além do uso de sementes mais resistentes.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!