1 de fevereiro de 2026

Ex-superintendente comenta remoção de cruz em praia e cita documento para retirada

O ex-superintendente de Turismo de Parnaíba falou pela primeira vez após ser exonerado pelo prefeito Francisco Emanuel

Compartilhe:

O ex-superintendente de Turismo de Parnaíba, Valdecir Galvão, falou pela primeira vez após ser exonerado pelo prefeito Francisco Emanuel (Progressistas), depois da retirada de uma cruz na praia da Pedra do Sal. Ele afirma que não agiu sozinho e que a medida foi tomada por questões de segurança e legalidade, após orientação superior.

Segundo Valdecir, ele entrou em contato com a pessoa responsável por instalar a cruz e explicou que a área é considerada terreno de marinha, onde não é permitido colocar estruturas. Ele afirmou ainda que o cruzeiro era de madeira e representava risco. “A área é molhada, bate onda ali, poderia cair e pôr pessoas em risco”, disse.

Valdecir relatou que a pessoa responsável foi contrário a retirada e, por isso, ele levou o caso à Secretaria de Governo. Além disso, o ex-gestor destacou que, antes da retirada da cruz, participou de uma reunião com o secretário de Governo, a secretária da pasta à qual era subordinado e um representante do setor de terras.

Cruz derrubada em Parnaíba (Foto: reprodução)

Segundo o ex-superintendente, ficou decidido que a Prefeitura enviaria um documento à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para que o órgão se manifestasse sobre o caso.

“O documento foi elaborado (…) e enviado com o consentimento da nossa secretária”, afirmou. Valdecir disse que apenas cumpriu determinações superiores. “Eu sou o superintendente que tinha dois secretários dentro da sala e mais a pessoa responsável da terra. Qual a culpa que eu tenho? Não tenho culpa nenhuma”, declarou em sua defesa.

DOCUMENTO CITA RETIRADA

O documento citado por Valdecir, emitida pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Piauí, foi produzida após um ofício enviado pela Superintendência de Turismo.

O documento afirma que a cruz foi instalada “sem qualquer requerimento ou autorização da Prefeitura de Parnaíba”, entre as pedras e além da linha de praia, em uma área proibida pela legislação.

A SPU acatou a sugestão da Secretaria Municipal de Turismo para retirar estruturas sem autorização do órgão e destacou que outras instituições também têm responsabilidade sobre a área, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e órgãos ambientais.

O ex-superintendente negou que a retirada tenha sido motivada por questões religiosas. “Não tem nada de anti-cristão (…) foi pensado na segurança”, disse. Ele afirmou ainda que conversou com um líder da igreja católica de Parnaíba para explicar a situação e defendeu que qualquer estrutura no local deve seguir um protocolo.

MUDANÇA NA GESTÃO

Valdecir Galvão foi exonerado no sábado (17). A cruz, é considerada um símbolo religioso por pescadores e pela comunidade católica. Depois da exoneração, o prefeito nomeou Zulmira do Espírito Santo como superintendente interina de Turismo.

VEJA O DOCUMENTO

Leia mais: Vídeo: superintendente é exonerado após remoção de cruz em praia no litoral do Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: