22 de janeiro de 2026

Marcelo Castro diz que MDB adotou postura de “espectador” na escolha do vice de Rafael Fonteles

A estratégia do partido é aguardar o desenrolar da situação que ainda não está resolvida entre Washington Bandeira e Vinícius Dias.
Repórter
Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

Marcelo Castro (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O MDB não vai interferir na definição do candidato a vice da chapa encabeçada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que vai buscar a reeleição. A estratégia do partido é aguardar, como um “espectador”, o desenrolar da situação que ainda não está resolvida.

A predileção de Rafael Fonteles recai sobre o nome do ex-secretário de Educação, Washington Bandeira (PT), que também atuará como coordenador do plano de governo nas eleições de 2026. Por outro lado, o médico Vinicius Dias – filho do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias – também é especulado.

Em entrevista à imprensa, na terça-feira (20), o presidente estadual do MDB, o senador Marcelo Castro, disse que o partido seguirá o entendimento acordado pelo PT para a escolha do vice. No entanto, Marcelo Castro cobrou celeridade na decisão, que pode se estender até as convenções partidárias do mês de julho.

“O que cabe a nós e aos partidos aliados é esperar que o PT resolva as preferências e diga as suas preferências, chegando a um entendimento e um consenso sobre o candidato escolhido na convenção de julho para as eleições majoritárias. Nós vamos ficar como espectadores. Não podemos dar opinião em outro partido, não ficaria bem e poderíamos não ser bem recebidos”, declarou.

Em 2025, o governador Rafael Fonteles externou o interesse de formar uma chapa pura em 2026, ou seja, com os dois componentes da chapa majoritária sendo do mesmo partido. Até então, a previsão era o MDB mantivesse a indicação para a vaga de vice.

Questionado sobre a situação, o senador Marcelo Castro não escondeu a intenção de manter o acordo, mas garantiu que os partidos aliados acolherão qualquer deliberação acertada quanto à escolha do vice.

“A preferência do MDB seria manter o quadro que está atualmente para o vice-governador Themístocles Filho continuasse. Já que não é possível, vamos esperar que o PT vai apresentar como vice-governador e o MDB receberá muito bem”, garantiu.

LEIA TAMBÉM:

PT vai se reunir com Wellington Dias para discutir escolha do vice de Rafael

Washington Bandeira se reúne com o PT e marca início da discussão do plano de governo


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: