22 de janeiro de 2026

Marido de Erlan Bastos relata suspeita de câncer antes da morte do jornalista por tuberculose

Neto Maciel publicou vídeo nas redes sociais relatando que houve negligência médica no atendimento ao jornalista.
Repórter
Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

Neto Maciel, marido de Erlan Bastos, relatou que o jornalista teve suspeita de câncer antes da morte por tuberculose. Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta quarta-feira (21), ele denunciou que houve negligência por parte do sistema de saúde tanto da rede pública como privada em Macapá (AP).

Mesmo o apresentador submetido a exames, como tomografias e ressonâncias, o casal não obteve resposta precisa quanto ao diagnóstico e retornou a Teresina (PI) para novas consultas, onde foi avaliada a possibilidade de uma tuberculose.

“Em Macapá, saímos com uma suspeita de câncer. Fizemos tomografia de contraste, ressonância magnética, mas não andava. Fomos para Teresina atrás de uma melhoria e conseguimos ir para o Hospital Natan Portella [Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella], foi lá que uma médica suspeitou da tuberculose”, contou Neto Maciel, que também é jornalista.

No vídeo, o viúvo relatou também que o então companheiro não cuidava da saúde e que quando os sintomas preocupantes surgiram, em meados de dezembro de 2025, os dois retornaram para casa sem uma investigação médica aprofundada.

“Fomos para Macapá no começo de dezembro e pelo dia 15, mais ou menos, foi quando começou tudo, toda a preocupação, todos os alertas de saúde que levaram a gente a procurar ajuda nos hospitais. Em muitas das entradas, os médicos apenas prescreviam buscopan para ele tomar e voltar para casa. Aí entra a negligência do próprio sistema de saúde”, detalhou.

Piora no estado de saúde

Neto Maciel contou ainda que logo no início do tratamento para a tuberculose, o marido apresentou derrame pleural, apresentando piora em seu estado de saúde, na última sexta-feira (16).

“Ele começou o tratamento para tuberculose, mas antes do tratamento fomos para o isolamento do Natan. Ele estava reagindo bem ao tratamento, estava se alimentando bem, até porque ele não estava conseguindo. Na sexta-feira (16) foi quando absolutamente tudo desandou. Os médicos sugeriram que ele fosse para o CTI [Centro de Terapia Intensiva] porque ele estava com derrame pleural, tinha muita água no pulmão dele”, afirmou.

A equipe médica informou que seria necessário realizar uma drenagem no pulmão do apresentador, que relutou em aceitar, mas acabou sendo convencido a ser submetido ao procedimento.

Neto Maciel e Erlan Bastos (Foto: Arquivo)

Segundo Neto Maciel, ele foi chamado para comparecer ao hospital por volta das 2h da madrugada, no sábado (17), quando foi solicitada a autorização para o entubamento do jornalista. Pouco tempo depois, a morte de Erlan foi confirmada.

“É uma dor que não tem como descrever”, desabafou. O jornalista alertou os seguidores quanto à importância do cuidado com a saúde e da atenção ao surgimento de sintomas anormais no orgasnimos.

“Serve como um alerta para as pessoas cuidarem mais da saúde delas. Em determinados momentos da nossa trajetória pelos hospitais, alguns médicos deixaram claro que o caso do Erlan não era de agora, já fazia um tempo. Muito provavelmente ele sentia alguma coisa, mas não falava, por preocupação ou algo assim”, frisou.

Leia Mais:

Apresentador Erlan Bastos morre em Teresina vítima de tuberculose rara

Velório do jornalista Erlan Bastos acontece hoje (17) em Teresina; sepultamento será domingo (18)

Marido de Erlan Bastos faz homenagem após morte do jornalista: “dói demais”


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: