
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) tiveram início na manhã desta segunda-feira (26). Os candidatos que desejam ingressar em um curso superior neste primeiro semestre de 2026 devem se inscrever até 23h59 do dia 29 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando login gov.br com CPF e senha.
O programa federal oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. O público-alvo são brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Segundo o Governo do Piauí, no estado serão 3.259 integrais (100%, de graça) e 3.239 são parciais (50%, pagando metade da mensalidade). Com 1.984 bolsas, Teresina é o município piauiense com mais ofertas, sendo 1.188 bolsas integrais e 796 parciais.
A inscrição no programa é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada ao Prouni.
Requisitos para participar do Prouni:
- Ter realizado o Enem em 2024 ou 2025;
- Ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas do conhecimento;
- Ter nota superior a zero na redação;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, conforme previsto na legislação; ou
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Com informações do G1 e do Governo do Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!