
Pelo menos 12 secretários titulares de pastas do 1º escalão do Governo do Piauí deverão disputar algum cargo eletivo nas eleições de 2026. O número representa quase metade do total de 28 secretarias do Palácio de Karnak.
Em levantamento feito pelo Portal ClubeNews, nesta segunda-feira (26), a estimativa é de que nove secretários disputem um cargo de deputado estadual, dos quais sete disputarão a reeleição à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Para o cargo de deputado federal, são cotados os secretários de Trabalho e Emprego, Zé Santana (PT), e da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu (PSD). O assessor especial da Secretaria de Governo, Washington Bandeira (PT), é cotado para disputar o cargo de vice-governador.
A legislação eleitoral estabelece que o prazo de desincompatibilização para pretensos candidatos a cargos eletivos é de seis meses antes do primeiro turno das eleições, marcado para o dia 4 de outubro. As saídas devem ocorrer até o mês de abril.
Veja a lista dos possíveis candidatos em 2026 que estão lotados em secretarias do Governo:
Secretaria Nome Cargo pretendido Secretaria das Mulheres Zenaide Lustosa Deputada estadual Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural Fábio Xavier Deputado estadual Secretaria de Justiça Carlos Augusto Deputado estadual Secretaria de Infraestrutura Flávio Nogueira Jr Deputado estadual Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência Mauro Eduardo Deputado estadual Assessor Especial da Secretaria de Governo Washington Bandeira Vice-governador Secretaria do Desenvolvimento Econômico Janainna Marques Deputada estadual Secretaria da Defesa Civil Nerinho Deputado estadual Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária Fábio Abreu Deputado federal Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica Firmino Paulo Deputado estadual Secretaria do Trabalho e Emprego Zé Santana Deputado federal Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer Simone Pereira Deputada estadual
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!